Prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, recebe a visita da secretária nacional da Família
Angela Gandra Martins veio apresentar programas voltados ao fortalecimento das famílias

O prefeito em exercício de Maceió, Ronaldo Lessa, recebeu a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins, na tarde desta terça-feira (5), para apresentar os programas que estão em execução no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos voltados aos Municípios brasileiros. Ela expôs as diretrizes do governo federal e propôs acordo de cooperação técnica com a gestão para que as iniciativas sejam implementadas na capital.
Na explanação, a secretária e sua equipe divulgaram a estrutura, as metas, objetivos e a maneira como a pasta está funcionando. Também apresentaram as políticas públicas disponíveis e que são direcionadas ao fortalecimento das famílias. Citaram, como exemplos, a Estratégia Nacional, criada sobre decreto do presidente da República; o Observatório Nacional da Família; o Programa Equilíbrio Trabalho-Família; o Curso de Capacitação em Políticas Familiares; além dos programas Família na Escola, Acolha a Vida, Reconecte e Famílias Fortes
“O que pedimos a todas as prefeituras é um olhar exclusivo às famílias. Viemos aqui em um município extremamente parceiro e propomos o termo de cooperação técnica, respeitando a liberdade do gestor para que escolha a melhor estratégia, de acordo com a realidade que está inserido”, destacou Angela Gandra.
Especificamente, ela diz que o foco do governo federal é implantar em Maceió os programas ‘Famílias Fortes’, ‘Reconecte’ e ‘Equilibrio Trabalho-Família’. O primeiro, segundo a secretária, é tido como o mais importante por se propor ao fortalecimento dos vínculos familiares a partir de sete encontros em um local escolhido pelo Município, com a presença dos pais e dos filhos. “A ideia surgiu na Inglaterra e, em 26 países, obteve resultados satisfatórios, evitando comportamentos de risco”, ressaltou.
Para Ronaldo Lessa, a intenção do governo federal em se aproximar dos Municípios, visando a garantia do bem-estar dos cidadãos, é bastante significativa. De acordo com o prefeito em exercício, é dever do Executivo a implantação de políticas públicas voltadas às famílias, o que inclui as mulheres e as crianças, que são as mais atingidas pela violência, sobretudo.
“Importante receber a secretária nacional da Família e ouvir dela que há preocupação do governo federal em cuidar das pessoas, das famílias. A nossa gestão tem este perfil, de se aproximar do povo e tratar as pessoas como elas realmente merecem”, frisou Ronaldo Lessa.
Além dele, também participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge; a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Paula Mendes; e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ronaldo Targino. Os gestores também evidenciaram a necessidade de um ‘olhar’ do poder público às famílias para evitar uma gama de problemas sociais.
Últimas notícias

Segurança Pública recupera 44 celulares roubados ou furtados em Arapiraca

Luciano Barbosa anuncia unidade de saúde e mais uma creche no Planalto

Aprovado PL que cria cadastro de condenados por estupro e violência doméstica em AL

Estado lança política inédita de inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Justiça determina que Prefeitura de Igaci realize concurso para Guarda Municipal

Para garantir a segurança dos torcedores, MP inspeciona obras do Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
