Arapiraca

Sonhada UBS da Canafístula é inaugurada em Arapiraca e atenderá mais de 12 mil pessoas

UBS José Clóvis dispõe de quatro equipes de saúde da família para atender moradores de Canafístula e Riacho Seco

Por 7Segundos com Assessoria 18/10/2021 15h03
Sonhada UBS da Canafístula é inaugurada em Arapiraca e atenderá mais de 12 mil pessoas
UBS José Clóvis dispõe de quatro equipes de saúde da família para atender moradores de Canafístula e Riacho Seco - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Em solenidade ocorrida na manhã e início da tarde desta segunda-feira (18), o prefeito Luciano Barbosa inaugurou e entregou aos moradores do bairro Canafístula e comunidade de Riacho Seco a Unidade Básica de Saúde José Clóvis Barbosa de Guimarães.

Projetada para atender mais de 12 mil pessoas, a unidade dispõe de médicos, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, entre outros servidores, que antes trabalhavam em ambientes insalubres.

Além disso, a unidade terá quatro equipes de saúde da família para ampliar ainda mais a assistência nas duas localidades de Arapiraca.

O deputado estadual Ricardo Nezinho; a secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, e equipe, bem como secretários municipais e os vereadores Márcio do Canaã, Vicente do Remédio, Pablo Fênix, Léo Saturnino, Edvânio do Cangandu, Givaldo Muniz, o Bicudo, Doutora Fany, Adriano Targino, Melquisedeque de Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Eduardo Araújo.

No início da cerimônia, o padre Davi Duarte abençoou as instalações do prédio, que tem o nome do ex-servidor municipal, José Clóvis Barbosa de Guimarães. Os irmãos do homenageado, Cláudio Barbosa de Guimarães e Verônica Barbosa, também participaram do evento com a Dona Ritinha, que tem um histórico de apoio à saúde no bairro.

ATENÇÃO PRIMÁRIA


A diretora de Atenção Básica, Rafaela Albuquerque, falou da importância do momento e agradeceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa, secretária Luciana Fonseca e toda equipe da Saúde no atendimento e esforços para fortalecer a atenção primária em Arapiraca.

A superintendente de Atenção à Saúde, Jackeline Barbosa, disse que a soma de esforços visa oferecer aos moradores de Canafístula e Riacho Seco um atendimento com amor, respeito e humanização.

O secretário de Cultura, Wellington Magalhães, que representou os moradores do bairro, lembrou que a comunidade aguardava com expectativa e há mais de oito anos a entrega da obra.

A secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, destacou a emoção em participar da entrega da obra. “Que Jesus Cristo e São Lucas abençoem essa unidade e cada um cuide dela como se fosse o jardim de suas casas. Luciano Fonseca fez um poema em homenagem à entrega da obra.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Araújo, enalteceu o trabalho conjunto entre poder público e comunidade para o controle social na busca de transformar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Adriano Targino lembrou da luta da Dona Ritinha como moradora e apoiadora das ações de saúde pública na comunidade, como também a família do servidor José Clóvis Barbosa de Guimarães.

“A gestão do prefeito Luciano Barbosa está fazendo o que o povo necessita e merece”, acrescentou o vereador.

HOMENAGENS


Em nome da família do servidor José Clóvis Barbosa de Guimarães, seu irmão Cláudio Barbosa de Guimarães leu uma carta escrita por uma sobrinha e agradeceu pela homenagem ao nome dado ao prédio da moderna unidade de saúde na Canafístula.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, por sua vez, falou do momento importante para os moradores de Canafístula e Riacho Seco. “Essa obra é uma construção de esforços para salvar muitas vidas. Quero parabenizar o prefeito Luciano Barbosa e toda equipe em continuar realizando obras e realizando sonhos dos moradores”, declarou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa disse que o nome do servidor José Clóvis, na acepção da palavra, significa servir as pessoas que mais precisam. “Para mim, é uma satisfação muito grande inaugurar essa obra no Dia do Médico. São essas coincidências que a vida nos reserva. Temos aqui um prédio acolhedor e uma porta de entrada para o atendimento em saúde. Também quero agradecer à Câmara de Vereadores e todo apoio político que a gestão vem recebendo para seguir fazendo as obras e os investimentos que nossa gente precisa”, afirmou.

Luciano Barbosa lembrou de outras obras que a prefeitura vem realizando na comunidade, citando a reforma e ampliação da Escola Domingos Lopes, a revitalização da Praça Higino Vital, da biblioteca digital Arapiraquinha e de toda a iluminação pública no bairro Canafístula.