PL do deputado Tarcizo Freire prevê criação de Estatuto da Pessoa com Deficiência em AL
Projeto de Lei nº 714/2021 está em tramitação na ALE

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei 714/2021, de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência como forma de facilitar a adoção de medidas de apoio por parte do poder público e providencias que busquem melhorar suas condições.
O objetivo é realizar em nível estadual o levantamento e cadastramento de todo aquele que tenha impedimento de longo prazo e cuja natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em interação com uma ou mais barreiras, possa impedir sua participação plena e afetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A propositura destina-se a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades por pessoa com deficiência, visando à inclusão social e a cidadania.
O parlamentar justifica que quando se trata de apresentar dados sobre a quantidade de portadores de deficiência no estado de Alagoas, a falta de informações atualizadas torna tarefa um tanto árdua.
“Com a criação do Cadastro de pessoa com Deficiência, espera-se facilitar a aplicação de programas de atenção e integração a este público. Será mais fácil monitorar suas necessidades e intervir sempre que seus direitos estiverem sendo desrespeitados”, disse.
O deputado Tarcizo Freire concluiu dizendo que o dever de zelar pela integridade física e psicológica do portador de deficiência em situação tão vulnerável não é só da família, mas também do estado e da sociedade.
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
