Geral

Alec Baldwin dispara arma, mata fotógrafa e fere diretor em gravação

O ator gravava Rust, filme independente. O incidente aconteceu no sul de Santa Fé, no Novo México

Por Metrópoles 22/10/2021 06h06
Alec Baldwin dispara arma, mata fotógrafa e fere diretor em gravação
Alec Baldwin dispara arma, mata fotógrafa e fere diretor em gravação - Foto: Reprodução

Um trágico acidente aconteceu no set de Rust, filme independente gravado ao sul de Santa Fé, no Novo México. Segundo o site Vanity Fair, o ator Alec Baldwin teria disparado uma metralhadora cenográfica, nesta quinta-feira (21/10), matando acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza.

Halyna, de 42 anos, foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, onde morreu. Souza, 48, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, e segue tratando os ferimentos, segundo a Delegacia da Comarca da cidade.

Em comunicado, a polícia afirmou que Hutchins e Souza “foram baleados quando uma arma de fogo foi disparada por Alec Baldwin, 68, produtor e ator.” “Os detetives estão investigando como [a arma de fogo foi usada] e que tipo de projétil foi disparado. Este incidente continua sendo uma investigação ativa. À medida que mais informações forem disponibilizadas, atualizações serão fornecidas. ”

A morte de Halyna foi confirmada pela International Cinematographers Guild, Local 600, sindicato internacional de diretores de fotografia. “Recebemos a notícia devastadora esta noite de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia de uma produção chamada Rust, no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set”, disse John Lindley, presidente do grupo, em comunicado. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para aprender mais e apoiamos uma investigação completa sobre este trágico evento. Esta é uma perda terrível.”

Até o momento, o ator não se pronunciou. O filme faroeste é estrelado e produzido por Alec Baldwin e tem no elenco Jensen Ackles e Travis Fimmel.

Um porta-voz de produção da Rust Movie Productions LLC confirmou ao jornal americano Deadline que houve “falha de ignição de uma arma de suporte”. A produção foi interrompida.

Outras tragédias em sets de Hollywood

Não é a primeira vez que mortes acidentais marcam a indústria de entretenimento. Um dos casos mais conhecidos aconteceu no set de O Corvo (1994), quando Brandon Lee, filho do astro de artes marciais Bruce Lee, foi alvejado por balas de verdade. A produção do longa não removeu munições reais do cano do revólver e o ator morreu durante uma cena de tiroteio.

Em 1984, o ator Jon-Erik Hexum morreu ao dar um tiro acidental na própria cabeça durante as gravações da série Cover Up. A arma estava munida de festim.

Outro caso bastante controverso foi o acidente de helicóptero no set do filme episódico No Limite da Realidade (1983) — ou The Twilight Zone, no título em inglês. A tragédia matou três pessoas: Vic Morrow e os intérpretes mirins Myca Dinh e Renee Shin-Yi Chen. Seis integrantes da produção ficaram feridos.

Um dos diretores do longa, John Landis (Um Príncipe em Nova York) violou leis trabalhistas ao colocar crianças em risco sem permissão das autoridades da Califórnia.

O caso se desenrolou na Justiça durante anos e provocou mudanças drásticas nos protocolos de segurança em Hollywood. Coprodutor do longa, Steven Spielberg rompeu relações com Landis por causa da tragédia.