Geral

Em alusão ao Outubro Rosa Dra. Fany realiza evento na Câmara Municipal

Teve palestra com especialista, roda de conversa e ação de promoção à saúde

Por 7Segundos com assessoria 22/10/2021 09h09 - Atualizado em 22/10/2021 10h10
Em alusão ao Outubro Rosa Dra. Fany realiza evento na Câmara Municipal
Vereadora realiza evento em alusão ao Outubro Rosa - Foto: assessoria

O combate ao câncer de mama e do colo de útero é intensificado durante o mês de outubro quando é realizada a Campanha Outubro Rosa . Em alusão a esta data comemorativa,a vereadora Fany Gabriella (MDB) mais conhecida como Dra.Fany, realizou uma ação voltada para os funcionários da Câmara Municipal de Arapiraca, especialmente às mulheres.

Durante a abertura do evento, a vereadora ressaltou a importância de falar sobre o câncer de mama para as pessoas se prevenirem e caso haja o diagnóstico, positivo as chances de cura aumentam.

Durante o evento a médica ginecologista e obstetra Tereza Valéria Barros Gomes ministrou palestra sobre a prevenção, diagnóstico e cura do câncer de mama e do colo de útero. A médica especialista ressaltou a importância de realizar o autoexame nas mamas e a qualquer alteração sentida no toque, procurar urgentemente um médico.


No auditório da Câmara também estavam presentes os funcionários e a médica chamou a atenção para o câncer de mama masculino que é menos falado mas que os homens também precisam fazer o autoexame.

A professora Teresa Cristina Silva de Barros, 62 anos, falou da experiência de fé e de cura do câncer de mama que foi diagnóstico há cinco anos.

A dentista Janaína Pereira, 41 anos, relatou que ao ser diagnosticada por um câncer raro, ouviu dos médicos, em São Paulo, que as chances de sobrevivência eram mínimas. "Eu pensei que não fosse sobreviver. Mas após 8 anos daquele terrível diagnóstico, estou aqui para dizer que não podemos desistir", relatou.

A funcionária da Câmara Mônica Xavier também fez um relato emocionado ao falar da colega de trabalho "Nena"que enfrentou o câncer mas infelizmente não obteve a cura. Ela afirmou que atualmente outra colega de trabalho está em tratamento de câncer e que essa ação ajuda a fortalecer as servidoras municipais. 

" Foi muito bom ouvir as orientações da dra. Tereza e ouvir os relatos de quem enfrentou a doença e alcançou a cura. Isso nos fortalece para apoiar quem está passando pelo mesmo problema. 

O vereador Melquisedec de Oliveira  também fez um relato emocionado sobre a irmã dele que descobriu um câncer enquanto ele e o pai foram contaminados pelo coronavirus. " Foi um momento muito difícil porque estávamos isolados e nem podíamos dar o apoio presencial a ela. Graças a Deus ela está está reagindo bem ao tratamento", contou o vereador.  

A  ação em alusão ao Outubro Rosa também ofereceu consulta médica, solicitação de mamografia, ultrassom de mama e citologia.  

O presidente da Câmara, Thiago ML, e os vereadores Vicente do Remédio, Adriano Targino e  Zé Carlinhos também participaram do evento.