Agricultura

Marx Beltrão destaca projeto de irrigação lançado pela Seagri na 71ª Expoagro de Alagoas

O Projeto foi lançado na última sexta-feira (29) durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Por 7Segundos 01/11/2021 12h12 - Atualizado em 01/11/2021 12h12
Marx Beltrão destaca projeto de irrigação lançado pela Seagri na 71ª Expoagro de Alagoas
Marx Beltrão ressalta a importância do projeto Mipas para Alagoas - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) destacou, nesta segunda-feira (1º), a importância, o ineditismo e o caráter de impulso fundamental ao desenvolvimento da agricultura no alto Sertão de Alagoas que será promovido com a execução do projeto dos Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem.

O Projeto foi lançado na última sexta-feira (29) durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Ao todo, 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas pelo projeto, resultado da parceria do Governo de Alagoas, através da Seagri e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (Agência da Organização das Nações Unidas - ONU), com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


“Serão investidos quase R$ 6 milhões neste projeto, que não somente irá representar um novo tempo na agricultura do Sertão como ainda poderá sem ampliado e trará resultados concreto como o aumento da produtividade agrícola e a capacitação de mão de obra local”, ressaltou Marx Beltrão.

O deputado federal destacou que o secretário Maykon Beltrão, da Seagri, sob liderança do governador Renan Filho, garantiu todo o empenho para que a proposta se tornasse realidade.

“A Fundepes, por meio de seu presidente Ricardo Wanderley, assim como todo o corpo técnico da Seagri, também não mediram esforços. Até 2022, os Mipas estão inteiramente executados, mudando a realidade destes agricultores”, reiterou Marx Beltrão.

Os Mipas são uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.

Por meio da irrigação e do manejo agroecológico, o novo programa da Seagri tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão, levando água e capacitação técnica para centenas de produtores da região. Com isso, os Mipas vão fomentar a geração de emprego e renda e a produção de alimentos sem o uso de insumos químicos.

Já os produtos cultivados no âmbito do projeto terão uma qualidade e valor agregado de grande potencialidade no mercado de produtos orgânicos e agroecológicos. Para executar o Mipas, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5.973.706,22. O prazo de execução do projeto é até o fim de 2022.


A iniciativa vai realizar cinco módulos de capacitação no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas, voltados para técnicos e prefeituras alagoanas, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas. Além disso, mais 20 cursos de capacitação voltados para os agricultores familiares, contemplados no projeto, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.

Participaram da solenidade de lançamento do projeto Mipas o governador Renan Filho, o secretário da Seagri Maykon Beltrão, o deputado federal Marx Beltrão, o reitor da Ufal Josealdo Tonholo e o presidente da Fundepes Ricardo Wanderley, o Superintendente de Irrigação e unidades Avançadas, Rodrigo Otávio Araujo, assim como demais técnicos e representantes de entidades do setor.