[Vídeo] Famílias arapiraquenses visitam cemitérios, após período sem visitação devido à Covid-19
Os cemitérios de Arapiraca ficarão abertos até às 18 horas desta terça-feira para visitação pública de Finados
O feriado de Finados está com a movimentação tranquila com a presença das famílias arapiraquenses nos cemitérios de Arapiraca. Após um período longo, de mais de um ano com os portões fechados, sem visitação pública, devido à pandemia da Covid-19, as famílias arapiraquenses voltaram a visitar os túmulos de seus entes queridos.
No bairro Baixa Grande, o Cemitério Público Municipal Pio XII é o mais antigo, tradicional e maior cemitério da cidade, a movimentação foi um pouco maior durante toda a manhã desta terça-feira (2).
De acordo com a direção municipal dos cemitérios da cidade só é permitida a entrada com o uso de máscara, para a proteção individual contra o coronavírus. Protocolo respeitado por todos os visitantes, que entram nos cemitérios. Ao sair, algumas pessoas retiram as máscaras e seguem sem a proteção.
Do lado de fora do Pio XII, na calçada do cemitério, dezenas de comerciantes armaram tendas e barracas para a comercialização de flores, velas, bebidas e comidas para suprir as necessidades dos visitantes.
Do lado de dentro, uma vasta programação de missas para as almas, foi preparada especialmente para o dia de hoje, na igrejinha do Cemitério Pio XII. Um palco foi montado para a celebração campal das missas. Tendas e cadeiras foram colocadas para proporcionar um pouco mais de conforto aos visitantes.
No Cemitério Municipal Santo Antônio, no bairro Guaribas, o movimento das famílias no local foi mais tranquilo. Com uma temperatura de 35º em Arapiraca, os visitantes preferiram ir no início da manhã e muitos irão no final da tarde. Alguns comerciantes vendiam flores e água na porta do local.
Previda
Já no Cemitério Previda, que é privado, a movimentação também foi bastante tranquila durante a manhã desta terça-feira de Finados. Os familiares levaram flores e fizeram orações no próprio túmulo. O sentimento de tristeza e de cumplicidade se fortaleceu com o silêncio dos visitantes.
Morte por Covid-19 no Brasil
Enquanto isso, em todo o Brasil, o país vive o dia de Finados com o número de 608 mil mortos pela Covid-19. Os estados brasileiros que mais tiveram mortes pelo novo coronavírus se concentram no Centro-Oeste e Sudeste do país.
O estado de São Paulo lidera o ranking com 152 mil mortes. Em seguida vem o estado do Rio de Janeiro com mais de 68 mil mortes. O estado de Minas Gerais contabiliza mais de 58 mil mortes por Covid-19. Na Região Sul do país, o estado do Paraná lidera com mais de 40 mil mortes.
No Nordeste, o estado de Alagoas tem mais de 6 mil mortes e na Região Norte o estado do Acre tem pouco mais de 1.700 mortes por Covid-19.
Veja, abaixo, vídeo com imagens dos cemitérios de Arapiraca: