Trânsito

Caminhões de frete são transferidos do Parque Ceci Cunha para bairro Santa Edwiges

Mudança faz parte do projeto da zona de máxima restrição de circulação de veículos pesados no Centro de Arapiraca

Por 7Segundos 10/11/2021 07h07 - Atualizado em 10/11/2021 08h08
Caminhões de frete são transferidos do Parque Ceci Cunha para bairro Santa Edwiges
Caminhões de frete devem ficar nos fundos do Sesc Arapiraca, no bairro Santa Edwirges - Foto: SMTT/Arapiraca

Caminhões que prestam serviços de frete particular, que tradicionalmente ficavam estacionados no Parque Ceci Cunha, foram remanejados para a rua Ministro Petrônio Portela, nos fundos do Sesc, no bairro Santa Edwirges no início da semana. A mudança faz parte do projeto de reordenamento do trânsito no centro de Arapiraca, a zona de máxima restrição de veículos pesados no Centro de Arapiraca e, até o momento, não está agradando os autônomos que trabalham com o serviço.

"Eles dizem que tudo é uma questão de costume, e a gente espera que seja assim mesmo. Lá no Parque Ceci Cunha, a gente estava bem próximo das ruas centrais do comércio de Arapiraca, então muitos clientes vinham diretamente das lojas fazer contato com a gente. Agora, esse contato terá que ser por telefone", declarou um dos motoristas ouvidos pela reportagem.

Há informações que o espaço no Parque Ceci Cunha, na rua Manoel de Abreu, deve ser destinada à Zona Azul, projeto de estacionamento rotativo que tem como objetivo resolver o problema da falta de vagas no Centro da cidade. Até o momento não há previsão para o projeto ser implantado.

O antigo ponto de fretes, na rua Manoel de Abreu, é considerado um gargalo no trânsito do Centro de Arapiraca, nos horários de pico."Devido ao fluxo ser intenso de veículos nos horários de picos e a falta de vagas para estacionamento para clientes do comércio, alguns conflitos eram ocasionados", informou a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

"Esse processo faz parte da restrição de caminhões pesados no Centro da cidade. Contar com a sensibilidade, apoio e parceria dos motoristas foi muito importante para a mudança. No local anterior, seremos rígidos com a fiscalização porque não podemos adotar dois pontos. O único ponto de encontro será aqui no Santa Esmeralda", afirmou o superintendente de trânsito, Josenildo Souza, em um vídeo institucional que está circulando nas redes sociais.

Polêmica


A criação da zona máxima de restrição de veículos pesados no Centro de Arapiraca criou polêmica junto aos empresários do comércio porque, entre as medidas adotadas, está o banimento de caminhões pesados em um perímetro do Centro durante horário comercial, de segunda a sábado.

A proposta da SMTT é a utilização de veículos de menor porte para fazer o transporte de mercadorias nesse período, que geraria custo extra para os comerciantes.