Arapiraca planeja fortalecimento das ações na saúde do trabalhador
O objetivo do encontro era encontrar formas de estender investimentos para programas e projetos de saúde do trabalhador
O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, estiveram reunidos, no fim da tarde desta terça-feira (16), com a coordenadora-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS), Flávia Ferreira, e o médico do Trabalho Guilherme Figueira.
A visita de apoio institucional também contou com a presença da coordenadora estadual de Saúde do Trabalhador, psicóloga Cláudia Simões, da diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Arapiraca), Dayana Pimentel, e a coordenadora municipal de Saúde do Trabalhador, Janyne Araújo.
No encontro, o prefeito Luciano Barbosa relatou as dificuldades enfrentadas pela gestão e, também, pelos profissionais de saúde e servidores nas ações de combate à pandemia da Covid-19.
Ele citou os esforços empreendidos na recuperação dos centros multiprofissionais e unidades de saúde, a exemplo do Centro de Referência Integrado em Saúde e Assistência (CRIA), Cemfra, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), prédio do 5º Centro de Saúde, além da construção de novas unidades para ampliar e universalizar o atendimento à população de Arapiraca.
“Nossa meta é estender esses investimentos para os programas e projetos de saúde do trabalhador”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa, salientando a importância do Cerest no município.
A coordenadora-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS), Flávia Ferreira, adiantou que a visita faz parte de uma rotina de acompanhamento do governo federal às ações que têm sido desenvolvidas pelo Cerest em todo o território nacional.
Ainda durante o encontro, Flávia Ferreira colocou toda a estrutura do órgão para apoiar e fortalecer o trabalho da equipe do Cerest em Arapiraca, sobretudo nas ações de prevenção e promoção à saúde do trabalhador.