Abertura do 11º Circuito Penedo de Cinema homenageia personagens do cinema alagoano
O evento ocorre do dia 22 a 28 de novembro e resgata a homenagem ao centenário de Paulo Freire
Teve início, nesta segunda-feira (22), mais uma edição do Circuito Penedo de Cinema. O evento ocorre do dia 22 a 28 de novembro e resgata a homenagem ao centenário de Paulo Freire, trazendo como tema central o cinema e a educação como instrumentos para a garantia da liberdade. A dinâmica deste ano segue em um formato híbrido (presencial e on-line), respeitando as medidas de prevenção contra a covid-19.
A cerimônia de abertura contou com uma solenidade inaugural que homenageou Elinaldo Barros, jornalista e crítico de cinema, o primeiro nome a receber honrarias na história do Festival de Cinema Universitário, realizado desde 2011 pelo Circuito Penedo, e Pedro da Rocha, um dos primeiros curadores do mesmo festival.
O momento de homenagens trouxe os textos de Larissa Lisboa, integrante do Alagoar, e da cineasta Melina Vasconcelos. A leitura foi feita por Rosana Dias, também do Alagoar, e Chico de Assis, apresentador da cerimônia. O professor universitário e coordenador-geral do evento, Sérgio Onofre, também prestou sua homenagem a Elinaldo Barros e Pedro da Rocha, figuras que marcaram a história do Circuito. “Se o evento chegou nesse patamar de consolidação foi porque figuras como essas pavimentaram a estrada do audiovisual alagoano”, destacou.
Vera Rocha, esposa de Pedro da Rocha, esteve presente e se emocionou com o momento de homenagem. “Apesar da dor da perda, é muito especial estar aqui em mais um Circuito. A homenagem foi um momento de resgate dessa trajetória tão bonita”, destacou Vera.
Também estiveram presentes, no palco da solenidade, Ricardo Alexandre Coimbra, representando o Sebrae em Alagoas; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira; o superintendente de apoio à produção cultural da Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas, Nilton Muniz; a representante da Prefeitura de Penedo, Aline Costa; o secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo.
Na ocasião, o reitor da UFAL parabenizou os apoiadores do evento e todos que fazem parte da classe artística e cultural de Alagoas, destacando o Circuito Penedo de Cinema como uma oportunidade de reinventar desenvolvimento na região.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, também aproveitou o momento para destacar a importância da iniciativa. Em suas palavras, o CBHSF apoia o Circuito Penedo de Cinema por entender que “isso não é gasto ou patrocínio, mas investimento”. “Investir em cultura é investir no povo”, concluiu.
Após a solenidade inaugural, o público ainda pôde curtir a Mostra de Longa Metragem Nacional, finalizada com um bate-papo sobre o filme “Ensaio sobre o fracasso”, dirigido por Cristiano Burlan.
A programação do evento conta com mais de 80 filmes distribuídos no 14º Festival de Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 11ª Mostra de Cinema Infantil. Além disso, também são ofertadas oficinas, bate-papos e debates, apresentações culturais e a feira dos empreendedores. Clique aqui e confira a programação completa.
Últimas notícias
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
