Educação

Feira Literária de Arapiraca terá lançamento de livro sobre Antologia de Trânsito de Alagoas

O livro será lançado no segundo dia da Fliara na Praça Luiz Pereira Lima no estande da Acala e UBE em Arapiraca

Por 7Segundos 25/11/2021 12h12
Feira Literária de Arapiraca terá lançamento de livro sobre Antologia de Trânsito de Alagoas
Livro será lançado no segundo dia da Fliara em Arapiraca neste final de semana - Foto: Reprodução

A 3ª Feira Literária de Arapiraca (Fliara) vai agitar o mercado literário da cidade neste final de semana. Desta sexta-feira (26) a domingo (28), o evento terá lançamentos de produções de livros, a exemplo da publicação Trânsito Múltiplos Olhares, que será lançada no sábado (27), às 16 horas, no estande da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) e da União Brasileira de Escritores (UBE), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.

O livro, que é composto da I Antologia de Trânsito de Alagoas, tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e das instituições que fazem parte do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM-AL), lançado em Arapiraca, com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

São 53 produções de poesia, dissertação argumentativa, artigo de opinião, paródia, miniconto, composição musical e produção de vídeo. Os autores se dividem entre profissionais do Detran e das demais instituições de trânsito, além de estudantes das escolas que fazem parte da 5ª Gerência Regional de Educação, profissionais, criança e estudantes universitário.

De acordo com Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran de Alagoas e uma das organizadoras da obra literária, os conteúdos publicados no livro Trânsito Múltiplos Olhares servirão de orientação para educadores e outros profissionais para trabalhar o tema em ações preventivas de trânsito.

Com 169 páginas, a I Antologia de Trânsito de Alagoas marcará um dos trabalhos literários produzido por dezenas de pessoas, que estão envolvidas em proporcionar um trânsito seguro para todos e em todo lugar. O livro surgiu em meio à pandemia da Covid-19 em 2020 e sua amplitude digital envolveu estados como Pernambuco (PE), Rondônia (RO) e Rio Grande do Norte (RN), além de 16 municípios alagoanos.

Abaixo, uma das poesias selecionadas para compor o livro Trânsito Múltiplos Olhares – I Antologia de Trânsito de Alagoas:

Trânsito consciente
(Ana Carolina Silva dos Santos)

O trânsito é coisa séria
Ninguém pode duvidar
Se o sinal vermelho está aberto
Melhor não ultrapassar
Seguindo todas as regras
Para problemas evitar,
Pois quem dirige bêbado
Um estrago pode causar.
Se estiver dirigindo
Não pegue o celular
Ele é um ladrão de atenção
E caro pode pagar.
A vida é uma só
Então vamos nos conscientizar
Para que no futuro
Um trânsito melhor conquistar