Abertura de Fliara emociona público e estimula arte, cultura e literatura
A abertura da Feira Literária de Arapiraca aconteceu na última sexta (26)
A abertura da terceira edição da Feira Literária de Arapiraca aconteceu nesta sexta-feira (26), na Praça Luís Pereira Lima e na Casa da Cultura. O evento foi marcado por emoção e entusiasmo com a homenagem ao eterno Paulo Lourenco, o “Paulo do Bar”.
Emocionado, o filho de Paulo Lourenço, Paulo Celso, agradeceu a lembrança ao pai e o seu entusiasmo em fazer cultura por Arapiraca.
“Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, as secretarias de Cultura e Educação por tanto carinho e destaque ao meu pai, que foi sempre um incentivador a música, cultura e arte. Eu e minha família estamos muito felizes com esse momento”, frisou Paulo Celso.
Representando o prefeito Luciano Barbosa, Daniel Barbosa parabenizou a organização do evento e destacou a importância da feira literária.
“Um povo sem literatura é um povo sem história. – Fliara é um evento incrível que reúne artistas e escritores locais, famílias e muita cultura. Parabéns a equipe da Prefeitura de Arapiraca pela iniciativa, em especial ao prefeito Luciano Barbosa e aos secretários Wellington Magalhães e Ivana Carla, pela dedicação. A homenagem a um filho ilustre da nossa terra, Paulo Lourenço, o Paulo do Bar, empreendedor que nos deixou este ano e que marcou sua trajetória está deixando a feira ainda mais linda”, disse ele.
No período de três dias, a Praça Luís Pereira Lima, que abriga prédios públicos voltados ao conhecimento, a exemplo da Casa da Cultura, biblioteca pública, Museu Zezito Guedes e Escola de Artes, se torna para que autores locais, escritores conhecidos nacionalmente e artistas – entre pintores, escultores, músicos e atores -, que estão revelando seus talentos em torno da literatura.
Fliarinha
O primeiro dia da Fliara também contou com programação exclusiva para crianças da Rede Municipal de Educação. A Fliarinha teve início na manhã desta sexta-feira (26), levando o encanto da literatura infantil para a Praça Luiz Pereira Lima.
O evento contou com exposição, brincadeiras e muita diversão, além da premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa e apresentações culturais inclusivas, promovidas pela Escola Municipal Benildo Barbosa.
Mas o ápice da Fliarinha foi a apresentação do musical “O Grande Rabanete”, feita por professores e demais profissionais do Centro de Educação Infantil Câmara Júnior.
A secretária de Educação, Ivana Carla, parabenizou a equipe e falou sobre o orgulho da equipe comprometida com esse tipo de evento. “Eu fiquei impressionada com a qualidade das apresentações e é muito bom saber que Arapiraca conta com profissionais tão dedicados com a educação e a cultura das nossas crianças. O sucesso desse evento é, sem dúvida, graças ao trabalho dessa equipe tão comprometida”, disse a gestora.
Programação
Além da Fliarinha, a feira contou com Espaço Braile, Oficina de escrita e formação de Slammers para mulheres e jovens, abertura da Exposição das Irmãs Petuba; roda de conversa “Questão de gênero”, com Ellen Maianne Melo, Naty Barros e Rejane Barros; Mesa temática “Quadrilhas performance: leituras do corpo e da voz”, com José Roberto de Oliveira, Roxanne Rodrigues, Diogo de Lima, Washington do Nascimento Machado e Damião Teixeira de Oliveira; Mesa temática “O som da gente: poéticas e virtuais”, com Vitória Firmiano, Leandro Olivieira e Milene Lima; apresentação cultural com Vitória Rodrigues e Mago Veio; e os stands da UBE e Fleirart.
Neste sábado (27), a vasta programação continua com os lançamentos dos livros: “As aventuras do menino com cabelos de raio de sol e seu cãozinho Tororó, de Rosana Dias e Jean Marcelo; Andrezinho e a árvore mágica das araras”, de Davi Salsa e Fabiana Salsa, e Antologia do Trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária, no stand da UBE e Acala.
As mesas temáticas que compõe a tenda serão: “Palavras e imagens”, com Breno Airan, Valdir Oliveira e Sanadia Santos; O encantamento de falar e cantar da gente”, com Vitória Rodrigues, Mago Veio e Janu; “Gente, símbolo e lugares de memórias”, com Ana Karlla, Albério Carvalho e João Paulo Holanda “Publicações e os novos horizontes das editoras”, com Nando Magalhães, Nilton Resende, Renildo Ribeiro, Ana Karina, Carla Emanuelle e Marta Eugênia; Experiências de leitura e escrita criativa: desafios orais, saraus e apresentação do grupo Tereza de Benguela Mediação Lara Araújo;
A programação do sábado encerra com o show de Naty Barros.
“O primeiro dia da Fliara foi espetacular, onde reunimos diversos artistas e apreciadores da arte, cultura e literatura. É com essa valorização e incentivo que vamos resgatando a cultura popular. Nossa programação está incrível durante todos os dias, venham conferir”, descreveu o secretário de Cultura, Wellington Magalhães.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
