Comunidade

[Vídeo] Vereadora promove reunião entre diretor de UBS e comunidade rural de Arapiraca

Famílias do Sítio Martins vão receber mutirão de saúde no dia 28 de dezembro

Por 7Segundos com assessoria 06/12/2021 07h07 - Atualizado em 06/12/2021 08h08
[Vídeo] Vereadora promove reunião entre diretor de UBS e comunidade rural de Arapiraca
Vereadora promove reunião entre diretor de UBS e comunidade rural de Arapiraca - Foto: Assessoria

Estabelecer um vínculo maior entre o poder Legislativo e a comunidade é uma das diretrizes do mandato RenovAção da vereadora Fany Gabriella (MDB) mais conhecida como Dra. Fany. Neste fim de semana, a vereadora retornou ao Sítio Martins, zona rural de Arapiraca. Esta reunião aconteceu após a vereadora realizar  uma ação de saúde bucal no último dia 27 de novembro, quando os moradores apresentaram suas demandas e houve a necessidade de um segundo encontro, desta vez, com a presença do diretor da UBS Verdes Campos.  

Durante a reunião realizada neste fim de semana, a vereadora Dra. Fany e José Sylvio Rodrigues Cavalcante Neto, diretor da UBS Verdes Campos - que é referência para as famílias do Sítio Martins - conversaram com a comunidade sobre os serviços de saúde que a UBS pode oferecer. Ficou definido que no próximo dia 28 de dezembro será realizado um mutirão de saúde. A ação acontecerá a partir das 9h na casa da dona Maria Lopes dos Santos, que gentilmente tem cedido o espaço de sua residência para as reuniões.


Vereadora apresentando o diretor da UBS à comunidade do Sítio Martins / Assessoria 

"Com esse mutirão de saúde serão identificados os usuários diabéticos, hipertensos e com outras comorbidades para a formação de grupos de trabalhos específicos, explicou Sylvio Rodrigues Neto.

Para facilitar a comunicação entre a comunidade e a UBS, o diretor criou um canal direto com os usuários do Sítio Martins por meio de um grupo de whatsApp para que as demandas de saúde daquela localidade possam ser solucionadas de forma mais dinâmica e efetiva. A vereadora Dra. Fany ressaltou a importância dessas visitas às comunidades urbanas e rurais de Arapiraca para compreender quais as principais necessidades da população.

"Quero agradecer ao Neto que vem realizando um trabalho humanizado e dinâmico na condução da UBS Verdes Campos,  e sempre está disponível para ouvir e atender à comunidade dentro das condições oferecidas", agradeceu a vereadora. 


Vereadora convidou o diretor da UBS Verdes Campos para reunião na comunidade /Assessoria  

"Meu trabalho como vereadora é alicerçado nessa interlocução entre comunidade, Prefeitura e outros órgãos que possam contribuir na resolutividade dos problemas apontados pela comunidade", pontuou .

Dra. Fany, também relatou ao diretor da UBS Verdes Campos que aproximadamente 26 crianças do Sítio Martins necessitam do tratamento odontológico para evitar o avanço de cáries dentárias. Uma das dificuldades para atender um maior número de usuários na área odontológica é a insuficiência de material odontológico.  Durante a reunião com os moradores, a vereadora  entrou em contato com a coordenação da rede bucal do município para viabilizar o envio de material odontológico à UBS Verdes Campos.


Mães compareceram à reunião pelo segundo sábado consecutivo / Assessoria 

Transporte escolar

Outra demanda apresentada pelas famílias do Sítio Martins durante a reunião neste fim de semana, foi o transporte escolar. Na comunidade não há unidade de ensino e quem não tem veículo próprio precisa pagar mototaxi para que os filhos possam frequentar a escola.

Para a turma que estuda no período noturno, a preocupação é ainda maior em função do risco de assaltos no trajeto até a unidade de ensino, e no retorno para casa no fim da noite.

"Se houvesse o transporte escolar a gente ficaria mais tranquilo porque sabia que nossos filhos estariam mais seguros", afirmou uma mãe que participou da reunião.

A vereadora Fany Gabriella se comprometeu em conversar com a secretária Municipal de Eduçação, Ivana Carla, para avaliar a possibilidade do transporte escolar para o Sítio Martins.