Eduneal e Edufal lançam livros de grandes nomes da literatura alagoana
Evento acontece nesta terça-feira (07) às 19h30 no Teatro Deodoro
A editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lança nesta terça-feira, 7, às 19h30, no complexo do Teatro Deodoro, oito livros escritos por intelectuais e pesquisadores alagoanos. As obras versam sobre temas que vão desde economia à literatura. O primeiro evento de lançamento presencial desde o início da pandemia é gratuito e aberto ao público, respeitando todos os protocolos de segurança. Vários autores são professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que faz parceria com a presença da Edufal (Editora Universitária da Ufal).
Um dos lançamentos nasceu como fruto do esforço para documentar as passagem e consequências da pandemia de covid-19 por Alagoas como conta o organizador do livro “Jornalistas e pandemia memória da pandemia em Alagoas”, professor Luiz Sávio de Almeida “tomamos por objetivo deixar uma série de textos que ajudem a montar a memória da passagem deste cão com a dor de banda entre nós. Assim, foi assumida uma tarefa: ajudar a construir a memória desta tragédia pública na velha Alagoas”. O livro, organizado em parceria com Elen Oliveira, apresenta um recorte dos efeitos da pandemia em Maceió, a partir do olhar de 21 jornalistas em diferentes funções e perspectivas da profissão.
O professor Luiz Sávio de Almeida também lança duas obras: a segunda edição de “Alagoas: ensaio sobre a demografia de Alagoas do século XIX” e “Alagoas: ensaios sobre negros e escravos no censo de 1872”. Nos dois livros o pesquisador traz ensaios sobre a demografia e o censo histórico realizado pelo império em 1872 que foi um dos primeiros a ser usado como publicidade. Sávio analisa os números e dados como um discurso que descreveu e qualificou a sociedade. Um trabalho brilhante de interpretação dos números e dados sobre importantes aspectos da constituição e história de Alagoas.
Mudanças na agroindústria canavieira nordestina 2000-2012 é o livro do renomado economista alagoano Cícero Péricles de Carvalho que analisa o processo de reestruturação produtiva do setor sucroalcooleiro entre o final da década de 1990 e 2012, com ênfase nas mudanças protagonizadas por Alagoas e Pernambuco, estados de maior produção sucroalcooleira da região Nordeste. A obra foi é resultado da parceria editorial entre a editora da Eduneal e a editora da Universidade Federal de Alagoas.
Na área histórica, a Eduneal lança “Contribuição para a história da presença holandesa em Alagoas”. Organizado por Roberval Santos, o livro traz à tona textos esquecidos, mas de notável contribuição intelectual de importantes personalidades do passado e documentos consagrados e dotados de informações referentes à presença holandesa em Alagoas. A obra constitui um esforço gigantesco para resgatar Alagoas da posição de coadjuvante nesta temática batava do século XVII e lhe dar o merecido protagonismo neste período do Brasil Colonial.
Outra rica obra que retorna às mãos dos leitores alagoanos é “Alagoas percurso de cultura e tradição” da pesquisadora Carmen Lúcia Dantas. A reedição, que conta com fotos de Ricardo Lêdo, reúne um conjunto de dados, de informações históricas, de observações e estudos acumulados ao longo de décadas pela autora em suas pesquisas acadêmicas pelos municípios do estado. O conteúdo, ampliado e atualizado foi construído a partir de novas leituras, demandando a ressignificação de conceitos e perspectivas sócio históricas. O livro apresenta o mapeamento do estado abrangendo a territorialidade paisagística e humana, demarcando as múltiplas dimensões de cada região: a costeira de mar, de rios e lagunas, a zona da mata, do agreste e do sertão, num verdadeiro circuito pelos aspectos simbólicos e materiais desse universo alagoano.
Como grande destaque na área da literatura, a Eduneal traz “Contos reunidos” que reúne mais de cinquenta contos da renomada escritora alagoana Arriete Vilela. O livro traz obras como “Grande baú”, “a infância”, prestigiada pela crítica literária nacional, texto fundamental para compreender o tecer literário de Arriete Vilela recheado de poesia e lirismo. Outros textos aclamados como “Maria Flor etc”, “Tardios afetos” e “Farpa” estão presentes nessa coletânea que é referência para o leitor mergulhar no universo poético da maior escritora alagoana do nosso tempo.
No campo da educação a Eduneal traz o livro “Narrativas Poéticas: memórias de encontros na Educação Infantil” que de forma leve e significativa dá voz e visibilidade as práticas pedagógicas e aos profissionais da educação na primeira etapa da Educação Básica. São apresentadas significativas experiências desenvolvidas com bebês, crianças bem pequenas e pequenas na Educação Infantil tornando este encontro um modo de conhecer para ampliar horizontes acadêmicos no chão da escola e no ato de educar e cuidar. As narrativas infantis povoam as páginas deste livro apresentando-nos as marcas do vivido entre adultos e crianças em creches e pré-escolas públicas alagoanas.
SERVIÇO
Data: 07 de dezembro de 2021
Local: Complexo do Teatro Deodoro
Horário: 19h30
Venda dos livros:
Eduneal - www.eduneal.com.br / (82)-999962876
Quilombada (82) 98155-9787
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
