Cidadania

Mês da pessoa com deficiência: roda de conversa discute desafios e possibilidades de inclusão em Arapiraca

Evento discutiu temas como arquitetura, transporte, engenharia e garantir que essas áreas sejam acessíveis

Por 7Segundos com Assessoria Arapiraca 11/12/2021 07h07
Mês da pessoa com deficiência: roda de conversa discute desafios e possibilidades de inclusão em Arapiraca
Evento discutiu temas como arquitetura, transporte, engenharia e garantir que essas áreas sejam acessíveis - Foto: Assessoria

Uma roda de conversa realizada em alusão ao Mês da Pessoa com Deficiência abordou formas e estratégias para tornar a cidade cada vez mais inclusiva nesta quinta-feira em Arapiraca (9).

A atividade, que aconteceu no Sesc Arapiraca, foi promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O evento discutiu temas como arquitetura, transporte, engenharia e garantir que essas áreas sejam acessíveis a todos os membros do município.
Para o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, essa é uma ação necessária dentro para se pensar políticas públicas, mobilidade, acessibilidade, assistência a redes de apoio e inúmeras possibilidades.

“Está sendo um momento rico para debatermos a respeito do tema. Espero que as pessoas possam multiplicar o que ouviram, o que debatemos, e que possamos fortalecer esse trabalho de inclusão na cidade. Ao longo do ano, realizamos diversas ações e debates sobre mobilidade e acessibilidade”, disse o superintendente.

A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, apresentou indicativos sobre os usuários dos Cras e a preocupação da assistência com a pauta. “Parabenizo a SMTT e o conselho pela preocupação em lidar com o tema com tanta sensibilidade. Estamos à disposição para desenvolvermos projetos que visem melhorias para a mobilidade e acessibilidade”, declarou Fabrícia Galindo.

As palestras foram ministradas pela engenheira da superintendência, Olga Mendes, o arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Josival Correia e a psicóloga da SMTT, Marcela Braz.

Além dos secretários, estiveram presentes também o coordenador do Cemfra, Marcos Fontes, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Josete Miranda, o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto, além da equipe técnica do órgão e representantes do conselho.