Apesar de ser obrigação prevista em lei, bares e restaurantes não disponibilizam cardápios em braille
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada

Inclusão e acessibilidade são palavras recorrentes quando o assunto é deficiência física e legislação, entretanto, na prática, as pessoas com deficiência ainda têm direitos constantemente negligenciados.
Sair de casa e fazer suas refeições em bares e restaurantes, por exemplo, pode ser uma grande barreira para pessoas com deficiência. Para pessoas cegas, por exemplo, a falta de cardápios em braille dificulta bastante a autonomia e independência.
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada, mas infelizmente a falta de fiscalização faz com que a Lei Municipal n° 3.077 seja ignorada.
O artigo 1º da norma municipal diz que "fica instituída a obrigatoriedade da disponibilização de cardápios impressos em braille e fonte ampliada em todos os estabelecimentos que comercializam refeições e lanches como: hotéis, motéis, bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e afins, com o intuito de facilitar a consulta de pessoas portadoras de deficiência visual".
Ainda segundo a lei, os cardápios devem estar expostos em local de fácil acesso para portador de deficiência ou acompanhante, contendo o nome dos pratos, relação de bebidas e sobremesas, outros produtos oferecidos e seus respectivos preços.
De acordo com um morador, que preferiu ter a identidade preservada, infelizmente a norma ficou apenas no papel. "Em sua imensa maioria, os estabelecimentos comerciais não contam com cardápios em braile. Ir sozinho a um desses lugares é uma tarefa que causa grande constrangimento, pois precisamos perguntar com frequência sobre os produtos que são oferecidos", disse ele, que é cego desde a infância.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca e foi informado de que o órgão conta com equipes de fiscalização atuando pela cidade e que as denúncias podem ser formalizadas através da Ouvidoria Municipal, via telefone (82) 3521-6896 ou e-mail [email protected].
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
