Apesar de ser obrigação prevista em lei, bares e restaurantes não disponibilizam cardápios em braille
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada
Inclusão e acessibilidade são palavras recorrentes quando o assunto é deficiência física e legislação, entretanto, na prática, as pessoas com deficiência ainda têm direitos constantemente negligenciados.
Sair de casa e fazer suas refeições em bares e restaurantes, por exemplo, pode ser uma grande barreira para pessoas com deficiência. Para pessoas cegas, por exemplo, a falta de cardápios em braille dificulta bastante a autonomia e independência.
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada, mas infelizmente a falta de fiscalização faz com que a Lei Municipal n° 3.077 seja ignorada.
O artigo 1º da norma municipal diz que "fica instituída a obrigatoriedade da disponibilização de cardápios impressos em braille e fonte ampliada em todos os estabelecimentos que comercializam refeições e lanches como: hotéis, motéis, bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e afins, com o intuito de facilitar a consulta de pessoas portadoras de deficiência visual".
Ainda segundo a lei, os cardápios devem estar expostos em local de fácil acesso para portador de deficiência ou acompanhante, contendo o nome dos pratos, relação de bebidas e sobremesas, outros produtos oferecidos e seus respectivos preços.
De acordo com um morador, que preferiu ter a identidade preservada, infelizmente a norma ficou apenas no papel. "Em sua imensa maioria, os estabelecimentos comerciais não contam com cardápios em braile. Ir sozinho a um desses lugares é uma tarefa que causa grande constrangimento, pois precisamos perguntar com frequência sobre os produtos que são oferecidos", disse ele, que é cego desde a infância.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca e foi informado de que o órgão conta com equipes de fiscalização atuando pela cidade e que as denúncias podem ser formalizadas através da Ouvidoria Municipal, via telefone (82) 3521-6896 ou e-mail [email protected].
Últimas notícias
Incêndio em vegetação atinge a Chã da Jaqueira; morador aponta “dois garotos” como suspeitos
Homem é preso após esfaquear ex-companheira em Viçosa
Francisco Sales encerra campanha com visitas e carreatas em Maceió
Davi Davino Filho registra alta de 2.100% no interesse de buscas no Google nas últimas 24 horas
JHC encerra campanha com caminhada pelas ruas do Benedito Bentes
Renan Filho reúne mais de 15 mil pessoas em caminhada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
