Apesar de ser obrigação prevista em lei, bares e restaurantes não disponibilizam cardápios em braille
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada
Inclusão e acessibilidade são palavras recorrentes quando o assunto é deficiência física e legislação, entretanto, na prática, as pessoas com deficiência ainda têm direitos constantemente negligenciados.
Sair de casa e fazer suas refeições em bares e restaurantes, por exemplo, pode ser uma grande barreira para pessoas com deficiência. Para pessoas cegas, por exemplo, a falta de cardápios em braille dificulta bastante a autonomia e independência.
Desde 2014, todos os bares e restaurantes de Arapiraca são obrigados a fornecerem cardápios em braille e fonte ampliada, mas infelizmente a falta de fiscalização faz com que a Lei Municipal n° 3.077 seja ignorada.
O artigo 1º da norma municipal diz que "fica instituída a obrigatoriedade da disponibilização de cardápios impressos em braille e fonte ampliada em todos os estabelecimentos que comercializam refeições e lanches como: hotéis, motéis, bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e afins, com o intuito de facilitar a consulta de pessoas portadoras de deficiência visual".
Ainda segundo a lei, os cardápios devem estar expostos em local de fácil acesso para portador de deficiência ou acompanhante, contendo o nome dos pratos, relação de bebidas e sobremesas, outros produtos oferecidos e seus respectivos preços.
De acordo com um morador, que preferiu ter a identidade preservada, infelizmente a norma ficou apenas no papel. "Em sua imensa maioria, os estabelecimentos comerciais não contam com cardápios em braile. Ir sozinho a um desses lugares é uma tarefa que causa grande constrangimento, pois precisamos perguntar com frequência sobre os produtos que são oferecidos", disse ele, que é cego desde a infância.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca e foi informado de que o órgão conta com equipes de fiscalização atuando pela cidade e que as denúncias podem ser formalizadas através da Ouvidoria Municipal, via telefone (82) 3521-6896 ou e-mail [email protected].
Últimas notícias
Incêndio atinge food truck e mobiliza bombeiros no bairro da Jatiúca, em Maceió
Programa Celular Seguro orienta população e divulga lista de aparelhos recuperados
Polícia prende homem com maconha e cocaína no Vergel do Lago, em Maceió
Polícia Civil recupera celular furtado na faixa de areia da orla de Pajuçara
Polícia Civil investiga morte de empresário encontrado dentro de carro na Praia da Sereia
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
