“Mais do que um projeto, é um sonho realizado”, diz Tereza Nelma sobre o Hospital de Amor que chega a Arapiraca
Hospital será inaugurado nesta quinta-feira, 16, às 10h, junto com a Carreta de Amor que fará atendimento móvel com exames de mamografia e papanicolau
Famoso pelo trabalho humanizado, o Hospital de Amor de Barretos, referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer, chegou para atender a população de 26 municípios do Agreste. A inauguração será na próxima quinta-feira, 16, às 10h, nas instalações do hospital.
“É mais do que um projeto, é um sonho realizado”, assim a deputada federal Tereza Nelma, idealizadora do projeto, define o moderno equipamento que vai atender às vítimas da doença e melhorar o acesso aos exames preventivos.
Como paciente oncológica desde 2011, a deputada Tereza Nelma conhece as dificuldades e dores por qual passa milhares de pessoas vítimas de câncer. A ideia, segunda ela, de trazer o hospital para Alagoas foi ampliar o acesso aos exames preventivos e trazer um atendimento humanizado, de excelência, totalmente gratuito, permitindo que todos tenham tratamento adequado.
A deputada fez toda articulação com o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do hospital de amor, Henrique Prata, e conseguiu a doação do terreno feita pelo então prefeito Rogério Teófilo, com a aprovação na Câmara por unanimidade.
Unidade Móvel
Além da unidade fixa, tem a unidade móvel, a chamada Carreta de Amor, que vai percorrer os municípios realizando mamografias e exames de Papanicolau para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.
“Só quem já passou por isso sabe como é receber a notícia do câncer. Não é justo que após o diagnóstico nós não tenhamos sequer um tratamento adequado, um tratamento de amor. É mais uma esperança para aquelas que, assim como eu, enfrentam o câncer”, relatou Tereza Nelma.
A deputada federal ressaltou que, além disso, a unidade também vai oferecer a prevenção já que é fundamental para a cura a detecção precoce do câncer.
“O Hospital de Amor vai ser um divisor de águas na assistência das pessoas do Agreste, levando humanização, acolhimento e tecnologia avançada para todos. E a carreta, que é um grande ganho, vai levar atendimento para aquelas pessoas dos povoados, da zona rural, que muitas vezes tem um câncer e não sabem”, acrescentou Tereza.
O Hospital de Amor foi construído em um ano, com instalações modernas que contemplam salas de mamografia, ultrassom, endoscopia, papanicolau, consultório odontológico e área de convivência.
A estrutura conta com diversos equipamentos necessários para a detecção precoce do câncer de mama, colo de útero, de intestino e de boca.