Sertão

Após pedido da Defensoria, Casal e Seinfra se comprometem em melhorar abastecimento de água no Sertão

Instituições informaram que, neste prazo, entregarão reservatórios nas cidades de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Olivença e Cacimbinhas

Por 7Segundos com Defensoria Pública 14/12/2021 13h01
Após pedido da Defensoria, Casal e Seinfra se comprometem em melhorar abastecimento de água no Sertão
Santana do Ipanema é um dos municípios contemplados - Foto: Reprodução

Atendendo ao pedido de providências feito pela Defensoria Pública do Estado, na semana passada, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Secretaria de Infraestrutura do Estado de Alagoas (Seinfra) se comprometeram, junto à instituição, a entregar, no próximo mês de janeiro, cinco reservatórios de água nas cidades de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Olivença e Cacimbinhas.

O compromisso foi feito na tarde dessa segunda-feira, 13, durante reunião virtual entre os defensores públicos Lucas Monteiro e João Augusto Sinhorin, com representantes da Seinfra e Casal. Na oportunidade, os órgãos também garantiram que irão entregar parcela das adutoras em obras, assim como a instalação de uma nova bomba de captação de água na cidade de Pão de Açúcar.

A Casal se comprometeu, ainda, a apresentar outras propostas concretas para reduzir o problema, até o fim desta semana.

A expectativa da Defensoria Pública é que as medidas aumentem substancialmente, já no curto prazo, a distribuição de água à população sertaneja, garantido a eles melhor qualidade de vida.

Acompanhamento


Desde o início deste ano, os defensores públicos em atuação no Sertão vêm intervindo junto aos órgãos públicos, de forma extrajudicial e judicial, a fim de dar soluções definitivas aos cidadãos que enfrentam constante desabastecimento de água na região.

Na última semana, a Defensoria Pública constatou que, apesar dos avanços nos últimos meses, os municípios de Cacimbinhas, Ouro Branco e Maravilha ainda sofrem com a regular falta de água potável.

“Percebemos que os trabalhos desenvolvidos em conjunto com Defensoria Pública, Casal, Equatorial e Secretaria de Infraestrutura Estadual trouxeram avanços significativos para o abastecimento de água na região sertaneja, especialmente para os municípios mais próximos de Pão de Açúcar, local em que se dá a captação de água para diversas cidades sertanejas. Contudo, os municípios mais distantes, especialmente Maravilha, Ouro Branco e Cacimbinhas continuam sendo duramente castigados pelo desabastecimento de água”, explicou o defensor público Lucas Valença.

“Agora a atuação da Defensoria Pública se volta especialmente para estes municípios, buscando-se inicialmente respostas de curto prazo para o problema. A Defensoria Pública tem atuado, ainda, no sentido de cobrar a conclusão de obras estruturantes a serem entregues pela Secretaria de Infraestrutura do Estado que em muito contribuirão para a solução definitiva do problema”, pontuou.