Rodrigo Cunha defende aprovação de política para tratamento do câncer infantil
Próximo de inaugurar Hospital em Arapiraca, o senador por Alagoas defendeu a aprovação em plenário do projeto

Às vésperas de inaugurar o Hospital do Amor de Arapiraca, moderna unidade hospitalar voltada ao diagnóstico e à prevenção do câncer e situada na capital do Agreste alagoano, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) defendeu nesta terça-feira (14) a aprovação em plenário do projeto que cria a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica (PL 3921/2020). Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto seguiu com urgência para o Senado Federal.
Este projeto busca o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, na faixa etária de 0 a 19 anos, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos. “Uma matéria tão importante quanto esta merecia todo apoio e, por isso, acredito que não devemos medir esforços para defender a sua aprovação tão logo ele chegue no plenário desta Casa”, afirmou Rodrigo Cunha.
O câncer infantil é a principal doença causadora de mortes na faixa entre 0 e 19 anos, com 8.500 novos casos anuais, só perdendo para as mortes violentas no quadro geral da mortalidade infantil. No geral, as doenças oncológicas ainda vitimam milhares de brasileiros e brasileiras e são cercadas de preconceitos e de carências em suas redes de tratamento e apoio. Rodrigo Cunha tem trabalhado em Brasília para aumentar a capacidade de diagnóstico, de acolhimento e de tratamento destes pacientes em Alagoas.
“Todo o esforço no sentido de dotar estes cidadãos e cidadãs de cuidados, diagnóstico precoce e tratamento adequado, ágil e de ponta é essencial. Em Alagoas, o câncer ainda vitima muitos homens, mulheres, jovens e crianças. Precisamos desta Política Nacional, e também de mais suporte em nosso estado por parte dos serviços públicos de saúde, de maior rapidez no atendimento e especialmente de mais recursos e tecnologias para aumentar a chance de cura de quem é acometido com esta doença”, destacou o senador alagoano.
De forma preliminar o projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O PL 3921/2020 considera que o sucesso no tratamento do câncer infantil depende de medidas educativas para diagnóstico precoce e regulação, visando o pronto encaminhamento para início do tratamento em centros especializados, seguindo protocolos clínicos.
Hospital de Amor
Com inauguração marcada para as 10 horas desta quinta-feira (16), o Hospital de Amor de Arapiraca vai beneficiar a população da segunda maior cidade do estado e de mais 46 municípios do entorno. A construção e a inauguração do Hospital somente foram possíveis porque o senador Rodrigo Cunha (PSDB), e também a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), garantiram cada um R$ 14 milhões a obra. O Hospital será uma unidade integrante de um dos mais importantes centros de tratamento de câncer do Brasil e da América Latina: o Hospital de Amor de Barretos.
O Hospital de Amor está situado em uma área de 15 mil/m², localizada às margens da AL 220. A unidade atuará na prevenção e diagnóstico de patologias como o câncer de mama e de colo de útero e tem previsão para realizar 6 mil procedimentos por mês. Na unidade física do Hospital serão realizados exames de Mamografia, Papanicolau e Ultrassom, além de consultas médicas, biópsias e cirurgias de médio porte para procedimentos em prevenção ao câncer.
O Hospital também terá uma unidade móvel – a Carreta do Hospital de Amor – que vai ofertar exames de Mamografia e Papanicolau. A capacidade de atendimento da unidade móvel será de 120 pessoas por dia e do Hospital será por volta de 350 pessoas diariamente. “Nesta quinta daremos um grande no apoio aos cuidados contra o câncer. Arapiraca e Alagoas merecem o Hospital de Amor e estamos muito felizes com esta entrega à sociedade”, afirmou Rodrigo Cunha.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
