Saúde

Rodrigo Cunha defende aprovação de política para tratamento do câncer infantil

Próximo de inaugurar Hospital em Arapiraca, o senador por Alagoas defendeu a aprovação em plenário do projeto

Por Assessoria 14/12/2021 19h07
Rodrigo Cunha defende aprovação de política para tratamento do câncer infantil
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução/Assessoria

Às vésperas de inaugurar o Hospital do Amor de Arapiraca, moderna unidade hospitalar voltada ao diagnóstico e à prevenção do câncer e situada na capital do Agreste alagoano, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) defendeu nesta terça-feira (14) a aprovação em plenário do projeto que cria a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica (PL 3921/2020). Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto seguiu com urgência para o Senado Federal.

Este projeto busca o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, na faixa etária de 0 a 19 anos, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos. “Uma matéria tão importante quanto esta merecia todo apoio e, por isso, acredito que não devemos medir esforços para defender a sua aprovação tão logo ele chegue no plenário desta Casa”, afirmou Rodrigo Cunha.

O câncer infantil é a principal doença causadora de mortes na faixa entre 0 e 19 anos, com 8.500 novos casos anuais, só perdendo para as mortes violentas no quadro geral da mortalidade infantil. No geral, as doenças oncológicas ainda vitimam milhares de brasileiros e brasileiras e são cercadas de preconceitos e de carências em suas redes de tratamento e apoio. Rodrigo Cunha tem trabalhado em Brasília para aumentar a capacidade de diagnóstico, de acolhimento e de tratamento destes pacientes em Alagoas.

“Todo o esforço no sentido de dotar estes cidadãos e cidadãs de cuidados, diagnóstico precoce e tratamento adequado, ágil e de ponta é essencial. Em Alagoas, o câncer ainda vitima muitos homens, mulheres, jovens e crianças. Precisamos desta Política Nacional, e também de mais suporte em nosso estado por parte dos serviços públicos de saúde, de maior rapidez no atendimento e especialmente de mais recursos e tecnologias para aumentar a chance de cura de quem é acometido com esta doença”, destacou o senador alagoano.

De forma preliminar o projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O PL 3921/2020 considera que o sucesso no tratamento do câncer infantil depende de medidas educativas para diagnóstico precoce e regulação, visando o pronto encaminhamento para início do tratamento em centros especializados, seguindo protocolos clínicos.

Hospital de Amor

Com inauguração marcada para as 10 horas desta quinta-feira (16), o Hospital de Amor de Arapiraca vai beneficiar a população da segunda maior cidade do estado e de mais 46 municípios do entorno. A construção e a inauguração do Hospital somente foram possíveis porque o senador Rodrigo Cunha (PSDB), e também a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), garantiram cada um R$ 14 milhões a obra. O Hospital será uma unidade integrante de um dos mais importantes centros de tratamento de câncer do Brasil e da América Latina: o Hospital de Amor de Barretos.

O Hospital de Amor está situado em uma área de 15 mil/m², localizada às margens da AL 220. A unidade atuará na prevenção e diagnóstico de patologias como o câncer de mama e de colo de útero e tem previsão para realizar 6 mil procedimentos por mês. Na unidade física do Hospital serão realizados exames de Mamografia, Papanicolau e Ultrassom, além de consultas médicas, biópsias e cirurgias de médio porte para procedimentos em prevenção ao câncer.

O Hospital também terá uma unidade móvel – a Carreta do Hospital de Amor – que vai ofertar exames de Mamografia e Papanicolau. A capacidade de atendimento da unidade móvel será de 120 pessoas por dia e do Hospital será por volta de 350 pessoas diariamente. “Nesta quinta daremos um grande no apoio aos cuidados contra o câncer. Arapiraca e Alagoas merecem o Hospital de Amor e estamos muito felizes com esta entrega à sociedade”, afirmou Rodrigo Cunha.