UPA de Arapiraca será inaugurada nesta quinta-feira (16) na abertura do 12º Governo Presente no Agreste
A nova unidade hospitalar vai expandir a Rede Pré-Hospitalar no interior de Alagoas
A Unidade de Pronto Atendimento de Arapiraca (UPA) será inaugurada na manhã desta quinta-feira (16), durante a abertura do 12º Governo Presente, com a presença do governador Renan Filho, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e autoridades locais, no bairro Itapoã, em Arapiraca, com a expansão da Rede Pré-Hospitalar no Agreste.
Batizada de Noel Macedo, em homenagem ao empresário arapiraquense que atuava no ramo imobiliário e que morreu de Covid-19, em abril deste ano, a UPA de Arapiraca é do tipo III. A nova unidade foi construída pelo Governo do Estado com recursos próprios e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia.
Especialidades
A unidade vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca vai contar com laboratório e também irá realizar exames de raios-X e eletrocardiograma.
Com isso, ao apresentar sintomas de hipertensão, derrame e infarto agudo do miocárdio, os moradores de Arapiraca poderão ter acesso à assistência pré-hospitalar qualificada, segundo ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. De acordo com o gestor da saúde estadual, a entrega da UPA de Arapiraca é mais um sonho realizado que vai ajudar a distribuir melhor os atendimentos no Estado.
“Acompanhei de perto o andamento das obras desta UPA e, agora, chegou a hora de fazermos a entrega para o nosso povo do Agreste, que tanto necessita de uma saúde ágil e de um atendimento de qualidade. Nosso plano é que as pessoas tenham acesso à saúde em unidades próximas às suas residências. Sei que ainda falta muito para a evolução da saúde em Alagoas, mas, estamos fazendo nossa parte e entregando essas novas unidades para nossa população”, destacou Ayres.
Regionalização
UPAs – A UPA Arapiraca é mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas. Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado.
A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também será inaugurada, em breve, a UPA Chã da Jaqueira, em Maceió, que também está sendo construída com recursos próprios do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Motociclista causa batida e foge após colisão na rotatória do Grupo Coringa
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
