[Vídeo] Doze residências próximas à barragem em Canapi foram evacuadas de forma preventiva
Famílias preferiram ficar em casas de parentes a ir para abrigo disponibilizado pela prefeitura
Doze moradias localizadas abaixo do paredão da barragem que fica no centro de Canapi foram evacuadas no final da tarde de segunda-feira (27), após o reinício das chuvas na região. As residências continuam fechadas nesta terça e as famílias estão abrigadas em casas de parentes.
"Pela manhã fizemos um referenciamento das famílias e retornamos a tarde voltamos ao local com a Defesa Civil. As famílias foram orientadas a seguirem para o abrigo preparado pela gestão, mas elas escolheram outras opções, como a casa de parentes. Mas a situação está sob controle e seguimos acompanhando essas famílias", declarou a secretária de Assistência Social de Canapi, Juliana Letícia, por meio das redes sociais da prefeitura.
Canapi, no Alto Sertão alagoano, é um dos mais afetados pelos temporais ocorridos no último final de semana. O município conta com três barragens, que estão no limite de sua capacidade devido ao grande volume de chuvas na região, e logo após o paredão de uma delas - localizada na zona urbana do município, foram construídas moradias, que abrigam aproximadamente 60 pessoas.
No final da tarde de segunda, com o reinício das chuvas, a barragem localizada no sítio Cachoeira Grande causou preocupação devido ao grande volume de água que escoou pelo sangradouro. Havia o risco de transbordamento do reservatório, que poderia provocar reação em cadeia nas duas barragens seguintes.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Canapi, nesta terça-feira (28), o município encaminhou máquinas para abrir mais o sangradouro das duas barragens localizadas na zona rural e, dessa forma impedir o transbordamento do reservatório.
Com o objetivo de prevenir um desastre, a prefeitura de Canapi disponibilizou creche e escola como abrigo para as famílias que moram das doze residências próximas ao paredão. Nos locais, as famílias contariam com refeições e atendimento médico, mas elas preferiram ir para a casa de parentes em outros pontos da cidade.
"A previsão para esta terça, conforme a Defesa Civil estadual repassou para a gente, é de tempo nublado com algumas pancadas de chuva. Eles pediram para a gente ter atenção em relação a ventos fortes, que podem acontecer. Nós registramos quedas de quatro árvores durante os temporais e estamos atentos", explicou o assessor de comunicação Quiel Freitas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
