Sertão

[Vídeo] Doze residências próximas à barragem em Canapi foram evacuadas de forma preventiva

Famílias preferiram ficar em casas de parentes a ir para abrigo disponibilizado pela prefeitura

Por 7Segundos 28/12/2021 11h11 - Atualizado em 28/12/2021 12h12
[Vídeo] Doze residências próximas à barragem em Canapi foram evacuadas de forma preventiva
Famílias que residem próximo de paredão de barragem na zona urbana de Canapi foram evacuadas - Foto: Reprodução

Doze moradias localizadas abaixo do paredão da barragem que fica no centro de Canapi foram evacuadas no final da tarde de segunda-feira (27), após o reinício das chuvas na região. As residências continuam fechadas nesta terça e as famílias estão abrigadas em casas de parentes.

"Pela manhã fizemos um referenciamento das famílias e retornamos a tarde voltamos ao local com a Defesa Civil. As famílias foram orientadas a seguirem para o abrigo preparado pela gestão, mas elas escolheram outras opções, como a casa de parentes. Mas a situação está sob controle e seguimos acompanhando essas famílias", declarou a secretária de Assistência Social de Canapi, Juliana Letícia, por meio das redes sociais da prefeitura.

Canapi, no Alto Sertão alagoano, é um dos mais afetados pelos temporais ocorridos no último final de semana. O município conta com três barragens, que estão no limite de sua capacidade devido ao grande volume de chuvas na região, e logo após o paredão de uma delas - localizada na zona urbana do município, foram construídas moradias, que abrigam aproximadamente 60 pessoas.

No final da tarde de segunda, com o reinício das chuvas, a barragem localizada no sítio Cachoeira Grande causou preocupação devido ao grande volume de água que escoou pelo sangradouro. Havia o risco de transbordamento do reservatório, que poderia provocar reação em cadeia nas duas barragens seguintes.


De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Canapi, nesta terça-feira (28), o município encaminhou máquinas para abrir mais o sangradouro das duas barragens localizadas na zona rural e, dessa forma impedir o transbordamento do reservatório.

Com o objetivo de prevenir um desastre, a prefeitura de Canapi disponibilizou creche e escola como abrigo para as famílias que moram das doze residências próximas ao paredão. Nos locais, as famílias contariam com refeições e atendimento médico, mas elas preferiram ir para a casa de parentes em outros pontos da cidade.

"A previsão para esta terça, conforme a Defesa Civil estadual repassou para a gente, é de tempo nublado com algumas pancadas de chuva. Eles pediram para a gente ter atenção em relação a ventos fortes, que podem acontecer. Nós registramos quedas de quatro árvores durante os temporais e estamos atentos", explicou o assessor de comunicação Quiel Freitas.