[Vídeo] Doze residências próximas à barragem em Canapi foram evacuadas de forma preventiva
Famílias preferiram ficar em casas de parentes a ir para abrigo disponibilizado pela prefeitura
Doze moradias localizadas abaixo do paredão da barragem que fica no centro de Canapi foram evacuadas no final da tarde de segunda-feira (27), após o reinício das chuvas na região. As residências continuam fechadas nesta terça e as famílias estão abrigadas em casas de parentes.
"Pela manhã fizemos um referenciamento das famílias e retornamos a tarde voltamos ao local com a Defesa Civil. As famílias foram orientadas a seguirem para o abrigo preparado pela gestão, mas elas escolheram outras opções, como a casa de parentes. Mas a situação está sob controle e seguimos acompanhando essas famílias", declarou a secretária de Assistência Social de Canapi, Juliana Letícia, por meio das redes sociais da prefeitura.
Canapi, no Alto Sertão alagoano, é um dos mais afetados pelos temporais ocorridos no último final de semana. O município conta com três barragens, que estão no limite de sua capacidade devido ao grande volume de chuvas na região, e logo após o paredão de uma delas - localizada na zona urbana do município, foram construídas moradias, que abrigam aproximadamente 60 pessoas.
No final da tarde de segunda, com o reinício das chuvas, a barragem localizada no sítio Cachoeira Grande causou preocupação devido ao grande volume de água que escoou pelo sangradouro. Havia o risco de transbordamento do reservatório, que poderia provocar reação em cadeia nas duas barragens seguintes.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Canapi, nesta terça-feira (28), o município encaminhou máquinas para abrir mais o sangradouro das duas barragens localizadas na zona rural e, dessa forma impedir o transbordamento do reservatório.
Com o objetivo de prevenir um desastre, a prefeitura de Canapi disponibilizou creche e escola como abrigo para as famílias que moram das doze residências próximas ao paredão. Nos locais, as famílias contariam com refeições e atendimento médico, mas elas preferiram ir para a casa de parentes em outros pontos da cidade.
"A previsão para esta terça, conforme a Defesa Civil estadual repassou para a gente, é de tempo nublado com algumas pancadas de chuva. Eles pediram para a gente ter atenção em relação a ventos fortes, que podem acontecer. Nós registramos quedas de quatro árvores durante os temporais e estamos atentos", explicou o assessor de comunicação Quiel Freitas.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
