Covid -19

Central de Vacinação de Penedo disponibiliza dose de reforço contra Covid-19

A Central de Vacinação funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 16h, mas esta semana será até a próxima quinta-feira (30)

Por 7Segundos 28/12/2021 12h12 - Atualizado em 28/12/2021 12h12
Central de Vacinação de Penedo disponibiliza dose de reforço contra Covid-19
Central de Vacinação de Penedo está aplicando a dose de reforço contra a Covid-19 - Foto: Decom PMP

A Central de Vacinação de Penedo já disponibiliza a dose de reforço contra a Covid-19 para a população do município. O atendimento é das 8h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, no ginásio da Escola Estadual Ernane Méro. Esta semana por conta das festas de Ano Novo, a vacinação de reforço será aplicada até a próxima quinta-feira (30).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Penedo, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) disponibiliza a vacina também por meio do serviço de busca ativa, indo até a residência de pessoas impossibilitadas de se locomover para tomar o imunizante.

A Prefeitura de Penedo aplicou mais de 83 mil doses de vacinas à população e pouco mais de 4 mil pessoas tomara a dose de reforço entre as 37 mil já vacinadas com a segunda dose ou com a dose única no município.


O prazo para receber a dose de reforço contra Covid-19 é de 4 meses, a partir da data da 2ª dose das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Quem tomou a dose única da Janssen está apto para concluir a imunização após 2 meses da aplicação. Quem ainda não tomou a dose de reforço contra Covid-19 em Penedo, precisa concluir o processo de imunização contra a doença que causa sequelas e pode levar a óbito.

Central de Vacinação


O atendimento ao público na Central de Vacinação será retomado no primeiro dia útil de 2022, na segunda-feira (03). A assistência da SEMS Penedo também está aberta para pessoas que sequer tomaram a primeira dose contra Covid, homens e mulheres acima de 18 anos de idade que totalizam 7.671 pessoas ainda desprotegidas contra o coronavírus.

Morte por Covid


Estudos comprovam que a cada dez pessoas mortas por Covid-19, oito não tomaram a vacina que protege a pessoa imunizada e reduz a disseminação do coronavírus. Induzidas por fake news ou falta de conhecimento mesmo, pessoas deixam de preservar a sua vida e das outras pessoas, inclusive por receio dos efeitos pós-vacina.

“É importante ressaltar que efeitos colaterais como febre, dor de cabeça, dores no corpo e vermelhidão no local da aplicação tendem a desaparecer em até 2 dias e que podem ser resolvidos com analgésicos e antitérmicos”, explica Dhayanna Oliveira, Coordenadora de Imunização da SEMS Penedo.

“A população precisa entender que a vacina é eficiente e o receio dos efeitos colaterais não pode ser maior do que o medo de contrair uma doença grave e causadora de uma pandemia em todo mundo”, acrescenta Dhayanna.

Qualquer dúvida sobre vacina contra Covid ou solicitação para atendimento domiciliar pode ser feito através do contato exclusivo para whatsapp (82) 99399-8360.