Baixo São Francisco

[Vídeo] Festa de Bom Jesus dos Navegantes movimenta a histórica Penedo em AL

Procissões terrestre e fluvial pelas águas do Rio São Francisco encerram a festa neste domingo (09)

Por 7Segundos 07/01/2022 18h06
[Vídeo] Festa de Bom Jesus dos Navegantes movimenta a histórica Penedo em AL
Imagem de Bom Jesus dos Navegantes na Capela de Santa Cruz em Penedo - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A festa de Bom Jesus dos Navegantes se confunde com a história da cidade de Penedo, localizada às margens do Rio São Francisco, em Alagoas. Em 2022 a Festa chega à sua 138ª edição. O acesso da população à vacina contra o coronavírus permitiu aos organizadores tornar a festa mais acessível ao público em geral este ano. Uma programação religiosa mais ampla foi elaborada com a realização de missas e a peregrinação da imagem de Bom Jesus pelas igrejas de Penedo.

Em 2022 a festa conta com o retorno da procissão terrestre pelas ruas históricas da cidade ribeirinha com a participação dos fiéis e culmina com a procissão fluvial pelas águas do Velho Chico, sempre no segundo domingo do mês de janeiro.

Imagem de Bom Jesus dos Navegantes sendo preparada para as celebrações religiosas. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Para evitar grandes aglomerações, a festa não conta com shows musicais de artistas e bandas populares e consagradas este ano. Apenas uma programação religiosa e cultural foi elaborada com celebrações num espaço batizado de Praça da Fé e apresentações artísticas de grupos folclóricos na Praça Comendador Peixoto, em frente ao Porto das Balsas, local onde está sendo realizada também a Exposição de Velas que sempre chama a atenção pela sua beleza.

Exposição de Velas pintadas por artistas penedenses. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos