Personalidades históricas de Penedo ganham monumentos em praça pública
Estátuas são os novos atrativos turísticos da cidade berço de Alagoas
Personalidades marcantes da história de Penedo estão mais presentes no cenário cinematográfico da cidade banhada pelo Rio São Francisco.
O mais recente investimento da gestão Crescendo Com Seu Povo em novos atrativos turísticos está situado na Praça Frei Camilo de Lellis, nome do líder religioso responsável por reativar o convento franciscano de Penedo, inclusive com a vinda de frades alemães para o Brasil no final do século XVIII.
Frei Camilo de Lellis é um dos homenageados com estátua na praça localizada em frente ao Igreja Santa Maria dos Anjos, que integra o complexo franciscano de arquitetura barroca que se destaca entre o patrimônio do Centro Histórico penedense.
Outro vulto de importância fundamental é Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco responsável por instalar, em 1545, um núcleo formado por famílias portuguesas no local que deu origem à cidade com objetivo de proteger o ponto estratégico dos piratas franceses.
A importância do Penedo nessa época trouxe o militar Maurício de Nassau para se apossar da cidade em 1637, um ano depois de núcleo populacional ser formalizado pela Coroa Portuguesa como Vila do Penedo do Rio São Francisco.
Nassau instalou um forte com bandeira da Holanda, domínio que durou até setembro de 1645, quando nativos e portugueses expulsaram os holandeses na batalha conhecida como Openeda, liderada por Valentim da Rocha Pita.
Os dois guerreiros, Nassau e Valentim, também estão representados no conjunto que tem ainda o Barão de Penedo, como ficou conhecido o penedense Francisco Inácio de Carvalho Moreira, advogado, político, diplomata e embaixador do Brasil na Europa e Estados Unidos, com intervenções decisivas durante o período de 1855 a 1902.
Dom Pedro II completa o seleto grupo, imperador do Brasil que esteve em Penedo em 1859 durante sua expedição até as cachoeiras de Paulo Afonso-BA. Em seu diário, ele registrou sua admiração por Penedo e afirmou que deveria ser a capital da província.
Todas as estátuas foram produzidas por Deolando Vieira, escultor que também produziu a imagem de Getúlio Vargas – instalada na Praça Clementino do Monte –, do patrono da Fundação Casa do Penedo, Francisco Alberto Sales (estátua colocada no Museu do Rio, antigo Chalé dos Loureiros) e de Jesus na Barca, marco instalado no trevo situado na parte alta de Penedo.
Últimas notícias
Perícia aponta indícios de asfixia em bebê encontrado em lixo em Coruripe
Renan Filho celebra investimentos do PAC Saúde e ampliação da rede básica em AL
Teca Nelma aprova projeto de lei que institui o dia municipal do Hip Hop
Câmara aprova reajuste de 6% para servidores da Educação em Palmeira dos Índios
Em aniversário de Maragogi, Paulo Dantas anuncia obras e destaca ações na segurança pública
Feira Grande celebra 72 anos com shows de Devinho Novaes e Seu Desejo no sábado (25)
Vídeos e noticias mais lidas
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
PM flagra 47 descumprimentos no 13º dia de vigência do Decreto Emergencial
