Saúde pedirá à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19
Pasta deve concluir nesta semana solicitação para encaminhar à agência; Atualmente, exame que pode ser feito em casa não é permitido
O Ministério da Saúde vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para uso de autoteste no Brasil. De acordo com o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, a pasta deve finalizar os trâmites para solicitação à Anvisa ainda nesta semana.
O GLOBO apurou que a Anvisa tem conversado com o Ministério da Saúde sobre o tema. Diretores da agência têm discutido internamente e em debatido com a pasta para que a medida avance. Atualmente, devido a uma resolução da agência não é permitido no país o uso de autotestes para detecção de Covid-19 em casa.
Uma das frentes de análise na Anvisa é de que poderia ser feita uma normativa excepcional e temporária devido à pandemia, o que já ocorreu em relação a outras questões reguladas pela agência.
Na última sexta-feira, a Anvisa divulgou nota afirmando que a adoção do autoteste depende da implementação de política pública sobre o tema.
"Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos", argumentou a Anvisa na ocasião.
Nos últimos dias, a profusão no número de casos de Covid-19 no país e a escassez de testes para detecção da doença acenderam o debate sobre o uso do autoteste no Brasil. De acordo com especialistas, a adoção desses testes pode ser importante para auxiliar no combate à pandemia e frear a transmissão, uma vez que as pessoas poderiam se isolar a partir do diagnóstico obtido de maneira mais célere.
Últimas notícias
Homem condenado por estelionato contra mãe idosa é preso em Maceió
Justiça barra novas transferências de militares para Medicina da Ufal
Davi Davino Filho anuncia projeto de hospital da FunBrasil em Maceió
3ª Vara Criminal de Rio Largo promove mutirão de júris no mês de agosto
Polícia investiga se morte de gari no Vergel tem relação com o tráfico de drogas
Onze trechos do litoral de Alagoas estão impróprios para banho, aponta IMA
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
