Alagoas

Sefaz alerta para tentativa de golpe em mensagens de Whatsapp em nome da instituição

Órgão informa que não envia mensagens via whatsapp Informando sobre o resultado da campanha Nota Fiscal Cidadã

Por 7Segundos 17/01/2022 17h05
Sefaz alerta para tentativa de golpe em mensagens de Whatsapp em nome da instituição
Mensagem falsa de aviso de premiação em campanha de arrecadação de nota fiscal por meio do registro de CPF - Foto: Reprodução

Algumas pessoas passaram a receber nos últimos dias mensagens via Whatsapp, supostamente enviadas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), informando sobre supostas premiações recebidas através do programa que incentiva o cidadão a registrar o CPF em notas fiscais.

De acordo com os relatos das pessoas que já receberam as mensagens, diversas contas são utilizadas para o envio das postagens, sendo algumas com uma imagem de fundo laranja com o nome SEFAZ em caixa alta e outra apenas com a foto da fachada do órgão. O DDD dos números utilizados nas mensagens é 82.

Algumas postagens trazem esse texto acompanhado de foto ilustrativa de uma geladeira: "SEFAZ-AL gostaríamos de avisar que o seu CPF na nota fiscal acaba de ser contemplado com uma GELADEIRA BRASTEMP FROST FREE+ 1.500 REAIS em nossa promoção CPF NA NOTA FISCAL”.

O texto continua orientando a pessoa supostamente contemplada a entrar em contato com um suposto diretor geral de nome Eduardo Coelho ou um gerente chamado Marcos Almeida, informando o número da sorte.

Mensagem falsa sobre premiação atribuída à Sefaz-AL

“Recebi e logo vi que era golpe porque a mensagem chegou em um sábado no final da tarde, quando não há expediente. Fui pesquisar e vi que realmente era uma tentativa de golpe, mas não sei qual modalidade”, disse uma internauta da cidade de Penedo, localizada no Baixo São Francisco de Alagoas.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Sefaz-AL informou que o conteúdo dessas mensagens é falso e disse ainda que o órgão não envia mensagens via whatsapp para os ganhadores da campanha de arrecadação de nota fiscal através do registro do CPF, portando, os números que enviam as mensagens não pertencem ao órgão. Além disso, não existe nenhum programa com o nome "CPF da Nota Fiscal". Em Alagoas, o programa promovido pela Sefaz é a campanha Nota Fiscal Cidadã (CNF), interligado ao programa de educação fiscal promovido pelo Governo do Estado.  

Todas as novidades sobre os sorteios da campanha Nota Fiscal Cidadã, inclusive os resultados e como proceder em relação ao resgate do crédito, são atualizadas no site oficial da Sefaz: www.sefaz.al.gov.br e divulgadas nas redes sociais do órgão.