Saúde

Cerca de 8 mil atendimentos foram registrados no primeiro mês de funcionamento da UPA de Arapiraca

O anúncio foi feito pelo próprio governador através de suas redes sociais

Por 7Segundos 17/01/2022 18h06 - Atualizado em 17/01/2022 18h06
Cerca de 8 mil atendimentos foram registrados no primeiro mês de funcionamento da UPA de Arapiraca
Cerca de 8 mil atendimentos foram registrados no primeiro mês de funcionamento da UPA de Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

A instalação da Unidade de Pronto Atendimento de Arapiraca não poderia ter vindo em época melhor, afinal a cidade vivencia um surto de síndromes gripais, o que acabou gerando um aumento na procura por atendimento médico em praticamente todos os serviços de saúde.

Através de suas redes sociais oficiais, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou, nesta segunda-feira (17), que a UPA Noel Macêdo registrou 7.993 atendimentos em apenas um mês de funcionamento.

Na postagem, o governador questiona à população o que achou do atendimento no local.

O estabelecimento de saúde foi inaugurado em 16 de dezembro de 2021 e funciona 24 horas no bairro Itapoã, vizinho à Pestalozzi Arapiraca. A UPA de Arapiraca é do tipo III, considerada a mais estruturada. Em Alagoas, somente a capital Maceió dispõe de duas unidades de UPA tipo III.

Foi construída com recursos do Tesouro Estadual e custou R$6,2 milhões. A construção da nova unidade hospitalar faz parte do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas, informou o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A unidade hospitalar também é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. 

Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca conta com laboratório e também realizar exames de raios-X e eletrocardiograma. Com isso, ao apresentar sintomas de hipertensão, derrame e infarto agudo do miocárdio, os moradores de Arapiraca poderão ter acesso à assistência pré-hospitalar qualificada.