Projeto de incentivo à coleta seletiva será implantado no bairro Baixa Grande, em Arapiraca
Cada secretaria participante da comissão irá executar dentro de suas competências o plano de ação

Manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos. Atenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, a Prefeitura de Arapiraca, através de ações integradas entre as secretarias municipais, tem construído o Plano Municipal da Coleta Seletiva (PMCS), que vai implantar uma incubadora no bairro Baixa Grande, uma espécie de projeto piloto, que envolverá toda a sociedade com o objetivo de incentivar a coleta seletiva na região.
Nessa terça-feira (19), a Comissão de Gestão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos esteve no bairro, conversando com moradores e realizando visitas em locais críticos de descarte irregular de lixo, entulho, poda e material volumoso. Participaram da ação técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Educação e Esporte, Procuradoria-Geral e SMTT, além da dona Ana Tereza dos Santos, que é moradora do bairro Baixa Grande há mais de 25 anos.
De acordo com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ricardo Vieira, cada secretaria participante da comissão irá executar dentro de suas competências o plano de ação que está sendo construído de forma coletiva, através de reuniões temáticas e sistemáticas.
“A visita ao bairro Baixa Grande serve como primeiro passo na implantação da incubadora local. Visitamos área crítica de descarte irregular de resíduos e também o ecoponto de referência da região, que fica localizado no bairro Cavaco, e atende à demanda de descarte”, explicou Ricardo.
A secretária de Serviços Públicos, Carolina Valeriano e o superintendente de Limpeza Urbana, Edney Carneiro, também estiveram na visita técnica e apresentaram a proposta de intervenção na limpeza dos pontos críticos localizados no bairro.
A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento Sustentável de Educação Socioambiental, José Matias, que apresentou a proposta de construção coletiva do Plano, ao lado da assessora técnica Patrícia Albuquerque.
Dentre os objetivos das ações que estão prestes a serem colocadas em prática no bairro Baixa Grande e, em breve, em outras comunidades arapiraquenses, é reafirmar para a sociedade os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável pactuados na Agenda 21 de Arapiraca e na Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sob orientação das Organizações das Nações Unidas (ONU), tendo como protagonista a sociedade, que fará a diferença na manutenção do Meio Ambiente em que vivem, com medidas transformadoras para o futuro de uma Arapiraca melhor.

Últimas notícias

São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
