Economia

Bancária aposentada com experiência em hotelaria inova com implantação de Hostel Cult em Arapiraca

Esse tipo de hospedagem simples e barata é uma tendência mundial

Por 7Segundos 21/01/2022 12h12 - Atualizado em 21/01/2022 16h04
Bancária aposentada com experiência em hotelaria inova com implantação de Hostel Cult em Arapiraca
Bancária aposentada com experiência em hotelaria inova com implantação de Hostel Cult em Arapiraca - Foto: 7 Segundos

O Hostel é um tipo de hospedagem que se assemelha a um hotel ou pousada mas com algumas diferenças, principalmente no que se refere a compartilhamento dos ambientes. O conceito se tornou uma tendência mundial e tem preferência para aqueles que querem economizar com hospedagem prática, rápida e sem luxo.

Há quatro anos, Maria Madalena Ramos, 60 anos, decidiu abrir um hostel em Arapiraca após viajar por vários lugares do mundo e perceber que essa tendência mundial pode também ser compartilhada em cidades que não têm potencial turístico mas que recebem visitantes de vários municípios e estados. A motivação desse fluxo de "turistas" em Arapiraca se deve muito em função de compromissos profissionais ou eventos que já estão consolidados no calendário econômico e cultural do município.

Natural de Pernambuco, Maria Madalena chegou em Arapiraca aos 10 anos de idade. Aos 18, já foi aprovada no concurso do banco Produban, e após a falência do banco, na década de 90, ela decidiu trabalhar no ramo de hotelaria.

Fez vários cursos para buscar conhecimento e aperfeiçoamento no setor hoteleiro. Além disso, trabalhou nesse segmento nos Estados Unidos e em Portugal. Com toda experiência adquirida no exterior, Maria Madalena retornou ao Brasil, realizou outros cursos e se cadastrou na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIN). Com esse currículo, começou a ministrar aulas no Senac com sede em Brasília, no Distrito Federal.

"Passei sete anos formando turmas, desde a recepcionista, camareira, supervisor, governanta, dentre outras funções da rede hoteleira. Foram mais de mil pessoas que eu formei. Logo em seguida, fui  convidada para ministrar cursos e palestras nas redes hoteleiras de vários estados do Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país", relatou. 

Após a aposentadoria, essa pernambucana radicada em Alagoas, decidiu investir nesse segmento de hospedagem com preços mais acessíveis. Em 2018, adquiriu um imóvel pequeno e conseguiu construir quatro quartos no estilo hostel. Depois, a demanda foi aumentando e ela alugou a casa ao lado para ampliar o negócio nesse segmento de mercado.

Atualmente, o Hostel Cult MR, localizado na Rua Bela Vista, 315, no bairro Brasília, já tem 15 quartos, sendo cinco suítes e 10 quartos individuais.

A empresária hoteleira explica que há hostel onde se compartilha beliches com várias camas em um mesmo quarto, mas ela preferiu optar por quartos individuais.

" A diária varia de R$ 30,00 a R 60,00 com direito a uma cama, escrivaninha, internet, e um banheiro, no caso dos quartos com suíte. A cozinha, sala e o espaço do quintal são compartilhados por todos", explicou.

Madalena diz que o hostel recebes muitos hóspedes da área de saúde que trabalham somente alguns dias em Arapiraca. Há também profissionais de outros países que vêm trabalhar por temporadas em municípios dessa região, bem como grupo de pessoas que se deslocam de outras cidade e estados para a reallzação de concurso públicos e processos seletivos oferecidos pela prefeitura local.

Em períodos quando são realizados eventos em Arapiraca, a exemplo do Rally dos Sertões, Motocross a Fliara, dente outros, o hostel atinge 100% da ocupação.

Madalena esclarece que o conceito de Hostel Cult é também de promover eventos culturais e artísticos para a socialização dos hóspedes e de outras pessoas que têm afinidade com esse tipo de hospedagem.

" Já promovi oficina de yoga, de pintura, fazemos chá da tarde, noite do vinho, sessão de leitura, enfim, tudo que possa incentivar o conhecimento, a cultura", finalizou.

Após 25 anos de exeperiência na rede hoteleira, Madalena Ramos escreveu dois livros :  Brazil com z, visto de fora e Bastidores de Hotelaria de Luxo. 

Serviço: 

Hostel Cult MR 

Endereço: Rua Bela Vista, 315 - bairro Brasília

Contato: 9643-3599