Saúde

Vereadora solicita implantação de serviço odontológico móvel em comunidades rurais

Unidade Odontológica Móvel visa promover tratamento, prevenção e promoção da saúde dos dentes

Por 7Segundos 21/01/2022 15h03 - Atualizado em 21/01/2022 16h04
Vereadora solicita implantação de serviço odontológico móvel em comunidades rurais
Vereadora Dra. Fany - Foto: Assessoria

Em Arapiraca alguns sítios, povoados e  assentamentos rurais não dispõem do serviço permanente de atendimento odontologico. Para ofertar esse tratamento  de extrema importância para a saúde bucal dos usuários, a vereadora Fany Gabriella (MDB), mais conhecida como Dra. Fany, solicitou ao município de Arapiraca a implantação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM).

Em sua justificativa, a vereadora ressaltou que a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) promoveu a oferta do serviço odontológico emergencial. Pois até dezembro do ano passado, quando a UPA foi inaugurada, quem tinha um dor de dente ou outro problema bucal mais grave não dispunha de nenhum atendimento de emergência. 

No entanto, o atendimento para o tratamento bucal regular ainda está fora da realidade de muitas famílias que moram em localidades mais afastadas e de difícil acesso.

"A saúde dos dentes não é só importante para uma boa mastigação dos alimentos mas também evita doenças causadas por infecções provenientes das cáries. Muitas crianças sofrem com o aumento das cáries porque não há dentista ou tem escassez desse profissional nas unidades de referência. Com a unidade móvel, além do tratamento específicio é possivel realizar ações de promoção e prevenção da saúde bucal" , ressaltou.

Os vereadores presentes à sessão desta quinta-feira (20) aprovaram a Indicação 403/2021 de autoria da vereadora Dra. Fany e ressaltaram a importância desse serviço nestas comunidades.

Depois de aprovada na Câmara de Vereadores, Indicação que solicita a implantação do serviço da Unidade Odontológica Móvel (UOM) segue para a apreciação do Executivo Municipal.