Nível do Rio Sâo Francisco segue monitorado pela Defesa Civil de Penedo
A elevação é decorrente de mais água liberada do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL
A Defesa Civil de Penedo está monitorando a elevação do nível do Rio São Francisco, registro feito três vezes por dia cuja referência são as réguas instaladas ao lado do principal ponto de captação de água para o abastecimento da cidade, situada na Rocheira.
Entre os dias 15 e 20 deste mês, o nível do rio passou de 1,75 m para 2,42 metros no local onde a primeira régua que mede a altura da lâmina d’água já está submersa.
A elevação é decorrente de mais água liberada do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL, barragem da Chesf que chega neste final de semana com vazão de 3.000 m³/s (três mil metros cúbicos por segundo).
Além de monitorar o nível do rio São Francisco, a Defesa Civil de Penedo visitou locais que historicamente são inundados por motivo de cheia, na cidade e na zona rural.
A inspeção também serve para alertar moradores das áreas mais próximas da margem para a necessidade de deslocamento para lugar mais seguro, recomendação massificada por meio de divulgação nas rádios da cidade, portais de notícias e grupos de whatsapp.
Caso seja necessário, a Prefeitura de Penedo disponibilizará meios para retirada de bens pessoais e tem espaços públicos para acolher eventuais desabrigados.
Segundo a CHESF, até o próximo dia 24, a vazão na região do Baixo São Francisco deve chegar a 4.000 m³/ s, sendo que o registro mais recente dessa média entre Alagoas e Sergipe aconteceu em 2009, com impacto de pouca proporção em Penedo.
Últimas notícias
Tornado atinge cidades no noroeste do estado do Rio Grande do Sul
Juiz determina prisão de réu após compra de imóvel em frente à sua casa
Casos recentes expõem padrões; AL aposta em nova ferramenta contra o feminicídio
Motociclista atropela médica e foge sem prestar socorro em Maceió
Renan Filho debate novo ciclo de desenvolvimento para Região Norte de AL
AMA conhece proposta do Sebrae para ampliar acesso dos municípios a recursos
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
