Durante fiscalização com o 3º BPM, Equatorial flagra furto de energia em estabelecimentos
Representante de um hotel e o dono de um bar foram presos em flagrante e levados até a delegacia para os procedimentos cabíveis
Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com o apoio da Equatorial Alagoas, realizou, na última sexta-feira (21), ações de fiscalização na cidade de Arapiraca. Na ocasião, o representante de um hotel e o dono de um bar foram presos em flagrante e levados até a delegacia após a constatação de irregularidades em ambos os estabelecimentos.
Durante a primeira ação denominada de “Cat Hotel”, foi constatado que um grande hotel da cidade realizou pela segunda vez um procedimento irregular, violando o lacre do medidor de energia, mais conhecido como “relógio”. O estabelecimento já havia sido autuado no mês de abril do ano passado.
Enquanto o consumo deveria registrar em torno de 24.000 kWh/mês, com o lacre fraudado estava registrando 2.000 kWh/mês. Segundo informações da área de fiscalização da Equatorial Alagoas, o montante de energia não faturada por mês pelo hotel poderia atender ao consumo de cerca de 160 residências durante o mesmo período.
Já segunda ação de fiscalização aconteceu em um bar localizado no bairro Alto do Cruzeiro, onde foi constatada a violação do medidor de energia por meio da instalação de um aparelho que desliga a medição do consumo, que é acionado via controle remoto. O objeto foi apreendido pela polícia no momento da fiscalização no estabelecimento e o proprietário, que também é considerado reincidente, foi levado até a delegacia e indiciado pelo crime de estelionato.
No último dia 20, uma operação da Polícia Militar também realizou a prisão em flagrante do proprietário de um fast-food localizado no bairro da Ponta Verde, em Maceió, que também estava praticando irregularidades no medidor de energia.
O superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, reforça a importância da atuação da SSP/AL e da Polícia Militar durante as ações que estão sendo realizadas, tanto na capital, como no interior do estado. Ele ainda destaca que a empresa está intensificando as fiscalizações não só em residências, mas também em estabelecimentos comerciais para coibir essa prática.
Prática criminosa
A Equatorial Alagoas reforçou que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, é classificado como estelionato e são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.
Últimas notícias
Dupla é presa com drogas e veículo adulterado no município de Jundiá
Jovem sofre tentativa de homicídio no Centro Comercial de São Miguel dos Campos
Prefeito Jadson Lessa anuncia concurso público em São Miguel dos Milagres
Homem é preso por embriaguez ao volante durante abordagem da PRF em Pilar
Idoso é encontrado morto dentro de casa em Palmeira dos Índios
Homem é preso por agredir jovem companheira na zona rural de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
