Educação

Demora na oferta de estágio prejudica conclusão de curso de enfermagem em Arapiraca

Faculdade alega que convênio com a Prefeitura para realização do estágio está em negociação

Por 7Segundos 27/01/2022 12h12 - Atualizado em 27/01/2022 12h12
Demora na oferta de estágio prejudica conclusão de curso de enfermagem em Arapiraca
Unirb, campus Arapiraca - Foto: Reprodução

Universitários do curso de enfermagem da unidade da Unirb (Faculdade Regional da Bahia) em Arapiraca denunciaram que estão sendo prejudicados pela demora na oferta do estágio curricular. De acordo com a denúncia, os alunos do 10º período do curso já cumpriram toda a carga horária -exceto a fase final que é o estágio em unidades de saúde.

As denúncias realizadas por meio do número do whatsApp da redação do Portal 7Segundos Arapiraca, informavam que há quase 30 dias os graduandos estão sem saber quando vão realizar o estágio obrigatório para a conclusão do curso.

" É uma aflição muito grande porque as oportunidades de trabalham surgem com a chegada de novas unidades hospitalares da em Arapiraca e a gente não tem como se candidatar as vagas", reclamou um estudante.

Outra preocupação dos graduandos do curso de Enfermagem da Unirb é sobre a oferta de concursos públicos na área da saúde que eles pretendem realizar em outros municípios e até em outros estados. 

" Depois da conclusão ainda temos que preparar toda a documentação para realizar o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e isso demanda tempo. Pagamos um curso caro durante cinco anos e quando chegamos na reta final é essa demora. Total desrespeito com os graduandos e com os familiares que tanto se esforçam para pagar a mensalidade que é de R$ 1.200,00", afirmou uma aluna.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a direção da Unirb em Arapiraca e foi informado que a faculdade realiza dois convênios com unidades de saúde do município para a realização dos estágios.

Segundo a superintendência da Unirb em Arapiraca, nesta segunda-feira (24), houve uma reunião com a coordenação de enfermagem da Prefeitura Municipal estabelecer os critérios finais do convênio.

" Abrimos a mesa de negociação para definir o valor que será pago aos preceptores da rede pública municipal que vão acompanhar os estudantes no estágio mas não chegamos em um acordo. Vamos rediscutir os valores junto à direção da Unirb e oferecer uma nova proposta à Prefeitura de Arapiraca", informou.

A superintendência da faculdade afirmou ainda que o convênio com o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) já foi definido mas as vagas ofertadas são insuficientes para o número de alunos. 

"Temos o maior interesse de resolver o mais rápido possível essa negociação com a Secretária Municipal de Saúde de Arapiraca para que nossos alunos concluam", finalizou o representante da Unirb Arapiraca.