Pinto nasce com quatro pés em zona rural de Maranguape, na Grande Fortaleza; vídeo
Apesar da anomalia, o animal aparenta estar bem, conforme o agricultor Francisco Oliveira, dono do bicho
Um pinto nasceu com quatro pés no distrito de Itapebussu, zona rural de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O dono do animal, Francisco Oliveira, informou que percebeu a diferença na última sexta-feira (28), quando soltou os bichos que estavam chocando em um galinheiro.
“Quando eu soltei eles do galinheiro onde eles estavam chocando, eles começaram a andar e eu notei que um dos pintos estava diferente, aí eu fui ver de perto e o bicho estava com quatro patas”, lembra o agricultor.
A bióloga Vanessa Silva analisou o vídeo a pedido do g1 e informou que o caso não é comum, mas já é uma algo documentado, que se chama polimelia. “É muito relacionada a gêmeos siameses, mas não é algo normal de forma alguma”, explica Vanessa.
“Pode ocorrer por conta de consanguinidade, ou seja, é cópula entre parentes, ou também por fatores nutricionais, injeção de drogas, enfim, que vai alterar e gerar essa anomalia no pintinho”, explica a bióloga, que é mestranda em ciências médicas na Universidade Federal do Ceará.
Francisco mora com a esposa em uma casa onde ambos criam várias galinhas. O agricultor disse que não levou o animal a nenhum especialista, como médico veterinário ou biólogo, porque mora em uma zona rural onde não há oferta desse tipo de serviço.
“Se for caso de gêmeos siameses, como a poliomelia já está associada, o que aconteceu ali foi que um filhote começou a se desenvolver, mas não completou o processo de desenvolvimento e aí o outro se desenvolveu, o que acabou deixando só os dois pezinhos de fora”, complementa Vanessa.
Apesar da anomalia, o animal aparenta estar bem, conforme o agricultor. “Ele está bem, está comendo normal, está acompanhando a galinha. Não sei se ele vai sobreviver, mas ele está caminhando junto com os outros. Nós vamos criando ele conforme dá para criar”, explica Francisco.
Ele disse que é a primeira vez que acontece um caso desse tipo na criação de galinhas que ele possui. O fato inusitado pegou o agricultor de surpresa, e ele ainda não deu um nome ao animal, mas já possui uma ideia. “Se tiver nome mesmo vai ser quatro patas, já que ele é diferente dos outros”, comenta o agricultor.
Para Vanessa, os membros excedentes não devem afetar a sobrevivência do animal. “Tem casos desses pintinhos que já chegaram à vida adulta. A única coisa que vai de fato atrapalhar provavelmente é a cópula, porque ele não vai conseguir se acoplar e injetar de forma correta os espermatozoides porque tem dois pés a mais”, avalia a bióloga.
Ela informa ainda que, após análises corretas, pode até ser feito um procedimento de amputação dos membros a mais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
