Brasil

Marx Beltrão destaca novo Piso dos Professores e reafirma voto favorável nas pautas em prol da educação

"Toda e qualquer pauta que foque neste ponto e na melhoria de nossa educação, tem e terá nosso apoio integral em Brasília”, destacou Marx Beltrão

Por 7segundos com Assessoria 01/02/2022 17h05
Marx Beltrão destaca novo Piso dos Professores e reafirma voto favorável nas pautas em prol da educação
Deputado Federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) destacou nesta terça-feira (1) a importância da aprovação do novo Piso Nacional dos Professores. O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última semana o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. "É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal , desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou na ocasião. Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63.

“Depois de muita luta e mobilização, o resultado de uma vitória histórica em defesa da Educação: o reajuste dos profissionais do magistério em 2022 será de 33,24%, o maior aumento desde a aprovação da lei do piso. É mais uma conquista que asseguramos ao aprovar o Novo Fundeb. É o nosso compromisso com a valorização dos profissionais da Educação. Estou comprometido com a defesa dos professores e reafirmo: toda e qualquer pauta que foque neste ponto e na melhoria de nossa educação, tem e terá nosso apoio integral em Brasília”, destacou Marx Beltrão.

O aumento do Piso levou em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados. O Ministério da Educação sempre estabelece, em janeiro de cada ano, o percentual de reajuste do piso da categoria. Os governos estaduais e municipais precisam atender essa determinação e cumprir o gasto mínimo constitucional com a educação e com os salários de professores. No caso de Alagoas, o novo Piso já foi automaticamente implantado pelo governador Renan Filho (MDB).