Zona de restrição de veículos pesados começa a funcionar nesta segunda (07)
A mudança o objetivo de melhorar o fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços e informações e transporte individual

A partir dessa segunda-feira (07), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca vai implantar a Zona de Máxima Restrição de Circulação de veículos pesados. A mudança o objetivo de melhorar o fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços e informações e transporte individual na cidade.
O decreto Nº 2.708 restringe e disciplina o tráfego de veículos pesados para descarregar mercadorias na região central da cidade. Com ele, os caminhões ficarão impedidos de circular por algumas vias da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 19h e, aos sábados, a restrição será das 7h às 14h, exceto feriados.
Desde outubro, faixas aéreas foram colocadas nas ruas, informando à população e aos comerciantes locais o conteúdo do decreto, além de ciclo de debates, reuniões, informações através dos veículos de comunicação local e instalação de sinalização horizontal e vertical. Na próxima semana, a mudança será fiscalizada pelos Agentes de Autoridade de Trânsito.
“Os departamentos de infraestrutura de tráfego e de trânsito e transportes da SMTT estão engajados desde o início da nossa gestão com estudos técnicos para a implantação da Zona de Máxima Restrição de Veículos Pesados, que vão proporcionar melhorias no trânsito. Nos reunimos com todas as entidades representantes da classe, atendemos algumas alterações e também temos o apoio da sociedade civil, através do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito. O objetivo do prefeito Luciano Barbosa é melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana e estamos trabalhando para isso”, destacou o superintendente do órgão, Josenildo Souza.
Mudanças no decreto
Após alinhamentos com o setor econômico do município, o prefeito Luciano Barbosa assinou, no dia 24 de janeiro, o decreto 2.749 que altera a redação do 2.708 de 10 de junho de 2021.
Com isso, passa a vigorar do seguinte modo:
Art. 4° Fica proibido o trânsito, a circulação, a parada, o estacionamento e a operação de carga ou descarga de caminhões e de veículos de reboque ou semirreboque nas vias da ZMRCVCD, nos períodos compreendidos entre: (…)
§ 1° A proibição prevista no caput deste artigo não se aplica aos Veículos Urbanos de Carga – VUC e aos Caminhões Semipesados.
§ 2° (…) l – realizadas com veículos automotores classificados como automóveis, motocicletas, motonetas, camionetas, caminhonetes, utilitários, caminhões do tipo VUC e Caminhões Semipesados. (…)
Art. 6° (…) Il – enquadrados como excepcionalidade, não considerados como VUC ou Caminhão Semipesado, conforme ato normativo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT.
Art. 2° Fica acrescido o inciso V, ao art. 2° e o § 4° ao art. 4° do Decreto n° 2.708/2021.
Art. 2° (…) (…)
§ 4° Os Caminhões Semipesados deixarão de ser considerados excepcionalidade à proibiçâo prevista no caput deste artigo a partir de 01/01/2023.
Portaria
Fica estabelecida a Autorização Especial de Trânsito de Caminhões (AETC): A AETC será analisada por uma comissão formada por três servidores efetivos da SMTT/Arapiraca através da análise do requerimento de AETC, desde que observados os requisitos estabelecidos nesta Portaria e terá validade máxima de 30 (trinta) dias a partir da data de permissão.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
