HEA encerra nesta segunda (21) prazo para inscrição em Residência de Emergência Pediátrica
HE do Agreste é o único hospital a oferecer Residência Médica em Emergência Pediátrica nas regiões Norte e Nordeste
Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para inscrições no Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Alagoas – 2022.2. O pioneirismo do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é a marca registrada deste processo.
Pela primeira vez está sendo oferecida vaga para o programa de Medicina de Emergência, no interior do Estado. Além disso, entre os Estados do Norte e Nordeste do Brasil, somente o HE do Agreste disponibiliza vaga para Residência Médica em Emergência Pediátrica. O processo seletivo é organizado pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM – AL).
Fernando Fidelis, médico responsável pela CEREM/AL, explica que “a formação padrão ouro no Brasil para especialização da educação médica é a Residência Médica”. Ele conta que o profissional que tem Residência, consegue unificar a teoria e a prática do dia-a-dia discutindo, ganhando habilidades e também construindo atitudes. “Médico competente precisa ter conhecimento, habilidades e atitudes para enfrentar qualquer problema que é o que a gente precisa no serviço de saúde”, ressaltou Fidélis.
“Para o interior de Alagoas é muito importante esta oferta de vaga na Medicina de Emergência e, principalmente, na Emergência Pediátrica, já que nas regiões Norte e Nordeste, somente o Hospital de Emergência do Agreste disponibiliza vaga. Dará um impulso importante na saúde de Alagoas”, garante Fidélis.

Prazo para inscrições no Processo Seletivo Unificado termina nesta segunda-feira (21). Foto: José Gabriel e Tony Medeiros
Experiência – O diretor-médico do Hospital de Emergência do Agreste, Vanderly Oliveira, ressalta que a maior instituição hospitalar pública do interior de Alagoas tem experiência de 18 anos e atendimento de excelência em Traumas. “O Hospital nasceu já para ser de emergência de trauma, que é uma das maiores causas de morte do mundo. Neste 18 anos conseguiu uma qualificação de excelência e está colocando à disposição da comunidade toda esta experiência para a formação de profissionais. A gente tem um corpo clínico muito bem qualificado. Profissionais com competência e qualificação, além de sempre se colocarem a postos para ensinar”, afirmou doutor Vanderly Oliveira.
“Quanto melhor qualificado estiver o profissional, melhor para o paciente. A emergência precisa de um raciocínio rápido e algumas atitudes que só são tomadas por quem tem a experiência de emergência”, completou.
“O HE do Agreste como referência nos serviços de Trauma abre as portas para as Residências Médicas de Emergência e Emergência Pediátrica mostrando toda a preocupação para a formação de mais profissionais qualificados e que possam fazer ainda mais a diferença na sociedade”, disse Bárbara Albuquerque, gerente do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Vagas – De acordo com edital do processo seletivo, é ofertada uma vaga para Medicina de Emergência, com duração de três anos, e também será disponibilizada uma vaga para Residência Médica em Emergência Pediátrica, também com duração de 3 anos, no Hospital de Emergência do Agreste.
O certame, cuja responsabilidade é da Strix – Educação, Avaliação e Projetos Ltda, oferece 40 vagas, somando todas as que estão disponibilizadas nas unidades hospitalares que participam da seleção. As áreas são de clínica médica, emergência pediátrica, infectologia, medicina de emergência, medicina de família e comunidade, medicina intensiva pediátrica, neonatologia e oncologia pediátrica.
As inscrições só podem ser realizadas através do portal www.strixeducacao.com.br até o dia 21 de fevereiro. A prova será realizada no próximo dia 6 de março.
Últimas notícias
Prefeito do Rio apoia operação policial contra o Comando Vermelho
Governador Paulo Dantas homenageia servidores públicos e anuncia maior concurso da história de Alagoas
Prefeitura de Penedo lança edital para produção de espetáculos de teatro
Corpo de menino de 6 anos é encontrado em mala deixada em cemitério de Belém
Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até dois dias
Caso Crislayne: corpo encontrado na Cachoeira do Meirim segue sem identificação
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
