Mundo

Urso de mais de 200 kg é procurado nos EUA após atacar dezenas de casas

O urso preto invadiu dezenas de casas na Califórnia por causa de seu apetite por comida humana

Por BBC 23/02/2022 09h09
Urso de mais de 200 kg é procurado nos EUA após atacar dezenas de casas
O urso apelidado de 'Hank the Tank' (Hank, o Tanque), em imagem sem data - Foto: Bear League

Um urso gigante apelidado de "Hank the Tank" (Hank, o Tanque) está sendo procurado pela polícia da Califórnia por invadir dezenas de casas em um bairro em Lake Tahoe desde o verão passado.

O urso negro pesa quase 230 kg, muito mais do que a média desses animais (de 45 a 130 kg), e parece ter pulado a hibernação no inverno deste ano, já que aparentemente ele conseguiu obter um suprimento constante de alimentos.

As autoridades dizem que talvez eutanásia seja necessária, já que o animal selvagem não foge mais de humanos, o que é perigoso. No entanto, grupos de defesa da natureza pedem que o urso seja transferido para um santuário de animais.

Hank ganhou seu apelido por conseguir arrombar como um tanque casas que estão trancadas ou até mesmo ocupadas.

"Ele aprendeu a usar seu tamanho e força para forçar a entrada das casas", diz o porta-voz do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, Peter Tira. "Ele consegue passar pelas portas da garagem, pelas portas da frente, pelas janelas."

Também batizado de "Rei Henry" pela imprensa, Hank é "facilmente identificável devido ao [seu] tamanho excepcionalmente grande e pêlo escuro com focinho mais claro", de acordo com o Departamento de Polícia de South Lake Tahoe.

Métodos normais não letais de espantar ursos — como munições falsas, sirenes e tasers policiais de tiro a seco (que "faz um barulho que os ursos odeiam") — não funcionam para espantar Hank.

A Bear League, um grupo local de defesa da vida selvagem, diz que Hank chegou ao seu tamanho devido ao seu apetite por comida humana.

Eles pedem que Hank seja preso e enviado para um santuário de animais em vez de morto, e que os moradores de Lake Tahoe fiquem mais vigilantes em relação à comida e ao lixo.

"Ele não está sobrevivendo com uma dieta de formigas e frutas como muitos ursos selvagens fazem", disse Tira à BBC News.

"Em Tahoe, há acesso a alimentos altamente calóricos durante todo o ano — como sobras de pizza, sorvete ou apenas lixo. É mais fácil encontrar esse tipo de comida do que passar horas trabalhando para remover larvas de um tronco morto."

As autoridades receberam mais de 150 telefonemas sobre Hank. Só nos últimos seis meses, ele invadiu quase 40 casas, às vezes causando danos graves.

"Estou na cidade há 40 anos e recentemente comecei a trancar minhas portas. Eu nunca tinha feito isso antes", disse Tim Johnson à CBS News após a mais recente invasão de Hank na noite de sexta-feira (18).