Transformador de substação da Chesf próximo a Piranhas explode e provoca incêndio
Bombeiros foram acionados para controlar o fogo; não houve vítimas nem prejuízo aos consumidores, informou a Chesf
Um incêndio na substação de energia da Chesf (Companhia HIdrelétrica do São Francisco) localizada na rodovia AL-220, em Piranhas, Alto Sertão de Alagoas, assustou a população local na manhã desta sexta-feira (04). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi provocado por uma explosão de um transformador de corrente, equipamento que reduz a corrente elétrica na alta tensão a um valor muito menor dando condição para que seja feita a medição e o monitoramento da corrente em uma linha de transmissão de energia.
Duas viaturas e cinco militares atenderam a ocorrência. Eles conseguiram controlar o fogo sem grandes dificuldades. A subestação da Chesf é responsável por contribuir com a geração de energia do sistema elétrico do Nordeste, de maneira geral.
Os bombeiros informaram ainda que a proporção dos danos será avaliado pela Chesf e pelo CBMAL (Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas). Não houve feridos.
Por meio de uma nota divulgada na tarde desta sexta-feira, a Chesf afirmou que o incêndio não afetou a operação da substação nem provocou prejuízo ou comprometimento no fornecimento de energia aos consumidores. Leia a nota na íntegra:
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, na manhã desta sexta-feira (04), ocorreu uma falha seguida de incêndio em um equipamento da subestação Xingó, localizada no município de Canindé de São Francisco-SE.
O incêndio, que se limitou ao equipamento danificado, foi debelado e a subestação opera normalmente. Não houve repercussão para o suprimento de energia.