Arapiraca

Moradores cobram calçamento de rua no Bairro Nova Esperança em Arapiraca

Máquina retirou areia da rua Estudante José Augusto Vital em setembro de 2021 para calçamento da via, mas deixou o material acumulado no local sem a realização da obra

Por 7Segundos 08/03/2022 08h08 - Atualizado em 08/03/2022 09h09
Moradores cobram calçamento de rua no Bairro Nova Esperança em Arapiraca
Rua Estudante José Augusto Vital, Bairro Nova Esperança - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os moradores da Rua Estudante José Augusto Vital, Bairro Nova Esperança, em Arapiraca, estão inconformados com a situação da rua, que em setembro de 2021 esteve para ser calçada ou pavimentada e nada aconteceu até agora.

“A máquina passou aqui, retirou a areia, nivelou a rua, depois colocaram os blocos do meio-fio e a gente ficou esperando que fosse feito o calçamento, mas, algum tempo depois, retiraram tudo, só deixaram a areia que a máquina havia puxado, acumulada na entrada da rua”, disse o morador Luiz Oliveira.

Até hoje, boa parte da areia que foi retirada pela máquina motoniveladora está acumulada na entrada da rua Estudante José Augusto Vital, impedindo a entrada do ônibus coletivo da linha Boa Vista, que antes fazia seu itinerário pela Rua Estudante José Augusto Vital e agora passa direto pela Rua Djalma Mateus Santana, a via principal, indo e voltando do Bairro Boa Vista. “O ônibus agora não passa mais por aqui e isso prejudica a gente que é morador, disse a moradora Aparecida da Silva.

Água da chuva empoçada na rua pelo acúmulo de areia no local. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Por vários meses a entrada principal da rua ficou totalmente obstruída pelo monte de areia deixado no local, como se fosse uma barricada. Seu Geraldo, morador da rua, foi quem pagou um trator para desobstruir pelo menos a metade da entrada da rua para que os veículos pequenos pudessem passar.

“Eu tirei do próprio bolso o dinheiro e paguei a máquina porque se a gente fosse esperar talvez não tivesse até hoje a rua liberada pelo menos para os carros”, disse o morador.

Seu Geraldo também está chateado com o monte de areia que ficou na entrada da rua porque quando chove a água não escorre e fica empossada no meio-fio, o que vem acontecendo por esses dias. “Quando é verão, é a poeira, e quando chove, fica essa lama na porta da gente, nós pagamos imposto é para ter uma rua limpa, calçada, com saneamento básico, e nada disso a gente tem aqui”, conta Seu Geraldo, que disse também que nesta segunda-feira (07) pela manhã iria até a Prefeitura de Arapiraca tentar falar com o encarregado do setor de obras para cobrar uma solução para o problema da Rua Estudante José Augusto Vital que já esteve para ser calçada às vésperas das eleições municipais de 2016, e agora em setembro de 2021 teria sido incluída na lista das 45 ruas que seriam pavimentadas nos Bairros São Luiz e Nova Esperança pelo município, conforme anúncio feito no dia 30 de outubro do ano passado em solenidade pelas comemorações da Emancipação Política de Arapiraca com a presença do presidente do Congresso Nacional, deputado federal Arthur Lira, quando foi assinada a ordem de serviço para as obras de pavimentação.

Inconformados com a situação, alguns moradores chegaram a afirmar que caso nenhuma providência seja tomada pelas autoridades em relação ao calçamento da Rua Estudante José Augusto Vital, eles podem bloquear a rua principal em protesto para chamar a atenção do poder público.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber sobre a previsão da execução do serviço no bairro, mas não obteve resposta.