[Vídeo] Apesar das dificuldades, apicultor mantém produção de mel orgânico em Arapiraca
No Dia Nacional do Mel, Ivandilson e Suely mantém colmeias mesmo após associação ter perdido força
O apicultor Ivandilson Barbosa, de 52 anos, trabalha na produção de mel em Arapiraca há, pelo menos, 20 anos. Ele tem vários apiários em terrenos na zona rural do município e em cidades do Sertão de Alagoas. Mas, é na Serra dos Ferreira que ele mantém mais de 50 colmeias com abelhas produzindo o mel.
Ivandilson Barbosa fez parte da Associação dos Apicultores de Arapiraca (Apiara), que viveu um período de alta produção e vendas no município, mas depois alguns membros desistiram da parceria, Ivandilson não arredou o pé e segue até hoje na Apiara com apenas um sócio.
“Todo negócio tem seus momentos de alta e de baixa, mas sempre deu para viver da produção de mel e ainda hoje é o principal sustento da nossa família”, disse ele.
Em comemoração ao dia Nacional do Mel, em 17 de março, o 7Segundos foi até o apiário para conversar com seu Ivandilson sobre a produção do mel, que aumenta conforme a floração.
Do campo para a Feira da Agricultura Familiar, que é realizada em Arapiraca no estacionamento do Shopping Center e na Praça Ceci Cunha, na Avenida Governador Luiz Cavalcante, no Centro.
Foi na feirinha do shopping que o 7Segundos foi falar com a comerciante Suely Santos, esposa do seu Ivandilson. Ele produz e ela comercializa o mel com outros produtos como queijos, bolos, tapiocas, doces e outras delícias de dar água na boca.
“O mel é um dos produtos mais procurados aqui na feira porque é de boa qualidade, além de ser um alimento saudável e nutritivo”, disse Suely Santos.
Acompanhe a matéria no vídeo abaixo: