Prefeitura de Penedo e Caixa desenvolvem projeto para moradores do Vale do São Francisco
A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (16)

Famílias de baixa renda que residem no conjunto Vale do São Francisco receberam na tarde desta quarta-feira, 16, a visita de representantes da Prefeitura de Penedo, da Câmara de Vereadores e da Caixa Econômica Federal.
O encontro entre poder público e população foi motivado pela necessidade de atualizar o Projeto Técnico Social (PTS) direcionado aos mutuários das 600 unidades do residencial construído por meio do extinto programa Minha Casa, Minha Vida.
O trabalho que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores do Vale do São Francisco foi iniciado em 2019 e estaria perdido se não houvesse o esforço do governo Ronaldo Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH).
O gestor da pasta, Rafael Ferreira, conseguiu viabilizar na Superintendência da Caixa o PTS do último investimento em moradia popular construído em Penedo, município que ganhou um novo bairro – um dos maiores da cidade – graças ao programa lançado em 2009.
Cursos profissionalizantes
“Desde de janeiro de 2021 que a gente já queria estar aqui, com o projeto que vai capacitar vocês por meio de cursos do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac, Senar), mas não foi possível por conta da pandemia. Espero que todos aproveitem porque o PTS veio para que esta comunidade seja uma referência para Penedo”, disse Rafael Ferreira aos moradores, agradecendo o apoio da Caixa.
A definição das oportunidades de aprendizado profissional depende da atualização do diagnóstico social do Vale do São Francisco, conforme informou o técnico da Caixa, Willrobson Toledo, destacando ainda as ações de educação patrimonial e ambiental que também serão desenvolvidas ao longo do projeto.
Serviços
Além da notícia, a Prefeitura de Penedo levou aos moradores serviços da SEMDSH e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Mães de famílias atualizaram dados ou resolveram pendências no Cadastro Único (CadUnico), tiraram dúvidas em relação aos programas CRIA e Criança Feliz, com a inclusão para as que se enquadram no perfil de cada um.
A criançada ganhou pintura no rosto e aprendeu mais sobre saúde bucal, com orientações sobre a escovação correta dos dentes, recebendo kit com escova e pasta. Também houve distribuição de cesta básica para pessoas comprovadamente de baixa renda.
O Secretário de Saúde de Penedo, Guilherme Lopes, parabenizou todos os envolvidos na efetivação do Projeto Técnico Social e destacou que esta é mais uma ação conjunta do governo municipal com o governo federal, frisando que parcerias geram resultados positivos.
Guilherme Lopes ressaltou ainda o apoio da Câmara de Vereadores – representada na ocasião por Rodrigo Regueira, Marival Oliveira e o Irmão João -, da Associação dos Moradores, da Caixa e dos secretários e servidores da Prefeitura de Penedo.
O gestor da Secretaria Municipal de Saúde também anunciou a ampliação do programa Sua Vida com um Novo Olhar, que atendeu moradores do bairro Santo Antônio nesta quarta, 16.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
