Mundo

Substituto do McDonald’s na Rússia vira piada por causa de logo

A logo da rede de restaurantes Uncle Vanya's mostra a letra

Por Metrópoles 18/03/2022 11h11 - Atualizado em 18/03/2022 11h11
Substituto do McDonald’s na Rússia vira piada por causa de logo
Substituto do McDonald’s na Rússia vira piada por causa de logo - Foto: Serviço Federal de Propriedade Intelectual da Rússia

Após o anúncio da saída da rede de restaurantes McDonald’s da Rússia, a Uncle Vanya’s – que assumirá as mais de 800 lojas que antes eram do restaurante norte-americano – divulgou uma logomarca que agitou as redes sociais pela semelhança com os arcos dourados do “Méqui”.

De acordo com o jornal britânico The Independent, a imagem da logo foi divulgada pelo serviço federal da Rússia, responsável por patentes, e mostra a letra “b” do alfabeto cirílico, que se pronuncia como som de “v”, de Vanya’s.

Segundo a agência de notícias ucraniana Nexta, um pedido de registro de marca foi feito por grupo de empresários russos, que estariam liderando a instalação do restaurante no país. O objetivo é de que os produtos sejam “100% russos”.

Confira o pedido de registro de marca divulgado pelo governo russo:

Nas redes sociais, o assunto virou piada entre os internautas. “Eles literalmente só viraram o logo da McDonald’s de lado e o colocaram em um retângulo. Isso é brincadeira, certo?”, questionou um usuário no Twitter. Outro brincou simulando um diálogo: “Ei, posso copiar sua lição de casa?” “Claro, apenas faça com que pareça diferente para que não percebam que você copiou”.

Logo russa de substituto do McDonald’s vira meme e agita web

De acordo com um site de franquias da Lituânia, o restaurante Uncle Vanya’s trabalha com “cozinha clássica russa com uma interpretação moderna” e foi fundado em 2013. Não há mais informações sobre a marca.

Procurado pelos jornais Daily Star e The Independent, o McDonald’s não se pronunciou sobre o caso.