Agricultura

[Vídeo] Em Arapiraca, Renan Filho lança o Planta Alagoas com representantes de vários municípios alagoanos

O programa irá distribuir 1.500 toneladas de grãos de milho, arroz, feijão, entre outras culturas para 70 mil famílias da agricultura familiar

Por 7Segundos 18/03/2022 12h12 - Atualizado em 18/03/2022 14h02
[Vídeo] Em Arapiraca, Renan Filho lança o Planta Alagoas com representantes de vários municípios alagoanos
Governador lança 2ª edição do Planta Alagoas com Luciano Barbosa em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Representantes de diversos municípios do Agreste e outras regiões de Alagoas participaram do lançamento da 2ª edição do Programa Planta Alagoas, com a participação do governador Renan Filho, no Parque Ceci Cunha, nesta sexta-feira (18), em Arapiraca. O programa irá investir R$ 20 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).

Acompanhado do deputado federal Marx Beltrão, dos deputados estaduais Paulo Dantas, Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque, além do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e de outros prefeitos de municípios alagoanos, o governador Renan Filho ressaltou o benefício a 70 mil famílias com a distribuição de 1.500 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo, entre outras culturas para fortalecer a agricultura familiar em Alagoas.


O governador Renan Filho também entregou, simbolicamente, as chaves de veículos como tratores, máquinas niveladoras, caminhões e ônibus escolares para beneficiar o homem do campo, por meio do Programa Fortalece Alagoas, além de kits de irrigação.

“Estamos ao lado de quem produz, de quem melhora a distribuição de renda e por isso estamos fortalecendo a agricultura familiar e nosso principal compromisso no governo é com a agricultura familiar, os movimentos sociais para transformarmos Alagoas na geração de emprego e renda”, disse o governador Renan Filho.

Para o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o lançamento do Programa Planta Alagoas chega em boa hora porque os pequenos produtores predominam em Arapiraca e estes produtores serão beneficiados com a distribuição de sementes e esses equipamentos para sobreviverem em suas terras.


“É importante demais ações como essa para que possamos manter o homem do campo em suas terras para plantar, produzir e vender e se manter onde elas nasceram e evitamos, assim, o êxodo rural, melhorando as condições de vida do trabalhador rural”, destacou Luciano Barbosa.

Agricultura em Alagoas


O deputado federal Marx Beltrão ressaltou que o governador Renan Filho tem valorizado o homem do campo, uma vez que a agricultura familiar é a que mais gera emprego em Alagoas.


“Nós temos a agricultura como o principal vetor da nossa economia e, sobretudo, 80% é feito da agricultura familiar e todas as ações que venham a fortalecer o pequeno agricultor elas vêm para fazer com o estado esteja ativo economicamente”, frisou Marx Beltrão.

O sertanejo Paulo Dantas afirmou que é gratificante estar mais uma vez em Arapiraca participando de ações importantes para o pequeno agricultor.

“Eu que sempre defendi o pequeno agricultor, o estado está oferecendo a oportunidade de o homem do campo ter as condições necessárias para viver do campo em Alagoas e vamos dar muito mais apoio a este setor no estado”, disse.


O secretário de Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão, também destacou a importância de Arapiraca ser escolhida para o lançamento do Planta Alagoas.

“Arapiraca fica na região central do estado e é responsável por 25% da plantação de milho do estado e esta localização é primordial para a distribuição dos grãos para as outras regiões” finalizou.