Mundo

Vídeo mostra nascimento raro de bebê empelicado na Espanha

A cesariana ocorreu em um hospital de Vinarós, na Espanha

Por UOL 27/03/2022 12h12 - Atualizado em 27/03/2022 13h01
Vídeo mostra nascimento raro de bebê empelicado na Espanha
Nascimento raro de bebê empelicado na Espanha - Foto: Reprodução / Twitter

Um vídeo flagrou o momento do nascimento de um bebê empelicado, o que é considerado raro de ocorrer, com probabilidade de ser registrado a cada 80 mil partos. A cesariana ocorreu em um hospital de Vinarós, na Espanha. 

Nas imagens, registradas durante o parto de gêmeos, no hospital administrado pelo Departamento de Saúde da cidade, é possível ver a recém-nascida sendo retirada envolta pela bolsa amniótica, onde fica o líquido amniótico.

O parto foi feito entre estudantes universitários, que aparecem "comemorando" o nascimento no vídeo. "Hoje os nossos alunos tiveram um dia nota 10. Não falei nada para eles, mas admito que eu era aquela pessoa gritando", brincou a médica responsável pela operação, Ana Teijelo, em postagem nas redes sociais.

O registro foi feito na última semana e o vídeo foi divulgado pelo hospital nas redes sociais ontem.

Segundo a médica, o parto foi de gêmeos, porém, só a menina nasceu empelicada. Os dois bebês estão em bom estado de saúde. Na publicação feita nas redes, o departamento de saúde explica que a ocorrência não causa riscos à mãe nem ao bebê.

O parto empelicado ocorre quando toda a bolsa amniótica fica preservada com o bebê dentro, o que possibilita a observação de seus movimentos e das atividades como se estivesse no útero. Normalmente, o rompimento da bolsa é o indicativo de que o parto está para ocorrer.