Moradores do Carrasco e Vila Aparecida comemoram chegada da água dos poços artesianos
Instalação dos poços foi uma ação da vereadora Dra. Fany
Em uma época em que grande parte da população de Arapiraca sofre com a falta de água nas torneiras, duas comunidades da área rural do município estão comemorando a chegada do líquido dos poços artesianos.
Nesta semana, os moradores do Carrasco e da Vila Aparecida tiveram um momento de muita alegria quando viram a água jorrando na tubulação após a instalação de bombas d'água.
Os poços artesianos foram instalados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a pedido da vereadora Fany Gabriella (MDB). A escavação dos poços teve a parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

"Desde o início do nosso mandato no ano passado, quando estive em várias comunidades para ouvir as reivindicações dos moradores, a falta de água nas torneiras foi uma das principais demandas solicitadas. Então comecei a visitar os órgãos competentes e expor a necessidade da implantação dos poços. A partir de hoje, as centenas de famílias dessas duas comunidades vão dispor desse reservatório natural ", afirmou a vereadora.
Maria José, uma das moradores mais velhas que mora no Carrasco - comunidade remanescente dos quilombos - não se conteve de tanta alegria ao realizar o sonho que esperou durante várias décadas.
"Quando eu era pequena cavei poço com as próprias mãos com a minha mãe na esperança de encontrar água, mas a gente não conseguia cavar um buraco tão profundo. E agora estou podendo testemunhar essa benção em nossa comunidade. Obrigada Dra. Fany por ter se empenhado para conseguir a instalação desse poço", agradeceu emocionada.

A emoção e o contentamento não foram diferentes na Vila Aparecida quando os técnicos enviados pela Semarh instalaram a bomba d'água. Com o celular em mãos, os moradores registraram o momento em que a água chegou à superfície. Os vídeos foram compartilhados com familiares e amigos.
"Eu nem estou acreditando que isso está acontecendo aqui pois já foi cavado outro poço e a água era salobra. Há muitos anos a gente esperava por água "doce", afirmou um morador da Vila Aparecida.
Seu Leonídio, que cedeu as terras para a perfuração do poço artesiano, foi um dos primeiros a tomar a água potável que foi sugada do subsolo e falou da dificuldade que as famílias do local enfrentavam com a falta d'água nas torneiras.

" No verão, muitas famílias não têm condições de comprar a água nos carros-pipa para abastecer os reservatórios.
A gente perde a lavoura, muitos animais morrem de sede é um sofrimento que se repete há décadas. A gente não tem como agradecer a vereadora Dra. Fany por essa benção em nossa comunidade", pontou.
A vereadora informou que a instalação de mais poços artesianos está prevista em outras localidade rurais, a exemplo do Sítio Rio dos Bichos. Dra. Fany informou que a equipe técnica da Semarh já esteve na comunidade para avaliar o espaço físico onde o poço será perfurado.
"Vamos continuar trabalhando para levar água potável e outros benefícios para outras comunidades mais carentes. Contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida aos moradores da nossa Arapiraca", finalizou a vereadora.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
