Comunidade

Moradores do Carrasco e Vila Aparecida comemoram chegada da água dos poços artesianos

Instalação dos poços foi uma ação da vereadora Dra. Fany

Por 7Segundos 31/03/2022 08h08 - Atualizado em 31/03/2022 08h08
Moradores do Carrasco e Vila Aparecida comemoram chegada da água dos poços artesianos
Moradores da Vila Aparecida e Carrasco comemoram chegada de água - Foto: Assessoria

Em uma época em que grande parte da população de Arapiraca sofre com a falta de água nas torneiras, duas comunidades da área rural do município estão comemorando a chegada do líquido dos poços artesianos.

Nesta semana, os moradores do Carrasco e da Vila Aparecida tiveram um momento de muita alegria quando viram a água jorrando na tubulação após a instalação de bombas d'água.

Os poços artesianos foram instalados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a pedido da vereadora Fany Gabriella (MDB). A escavação dos poços teve a parceria com a Prefeitura de Arapiraca.


"Desde o início do nosso mandato no ano passado, quando estive em várias comunidades para ouvir as reivindicações dos moradores, a falta de água nas torneiras foi uma das principais demandas solicitadas. Então comecei a visitar os órgãos competentes e expor a necessidade da implantação dos poços. A partir de hoje, as centenas de famílias dessas duas comunidades vão dispor desse reservatório natural ", afirmou a vereadora.

Maria José, uma das moradores mais velhas que mora no Carrasco - comunidade remanescente dos quilombos - não se conteve de tanta alegria ao realizar o sonho que esperou durante várias décadas.

"Quando eu era pequena cavei poço com as próprias mãos com a minha mãe na esperança de encontrar água, mas a gente não conseguia cavar um buraco tão profundo. E agora estou podendo testemunhar essa benção em nossa comunidade. Obrigada Dra. Fany por ter se empenhado para conseguir a instalação desse poço", agradeceu emocionada.


A emoção e o contentamento não foram diferentes na Vila Aparecida quando os técnicos enviados pela Semarh instalaram a bomba d'água. Com o celular em mãos, os moradores registraram o momento em que a água chegou à superfície. Os vídeos foram compartilhados com familiares e amigos.

"Eu nem estou acreditando que isso está acontecendo aqui pois já foi cavado outro poço e a água era salobra. Há muitos anos a gente esperava por água "doce", afirmou um morador da Vila Aparecida.

Seu Leonídio, que cedeu as terras para a perfuração do poço artesiano, foi um dos primeiros a tomar a água potável que foi sugada do subsolo e falou da dificuldade que as famílias do local enfrentavam com a falta d'água nas torneiras.


" No verão, muitas famílias não têm condições de comprar a água nos carros-pipa para abastecer os reservatórios.
A gente perde a lavoura, muitos animais morrem de sede é um sofrimento que se repete há décadas. A gente não tem como agradecer a vereadora Dra. Fany por essa benção em nossa comunidade", pontou.

A vereadora informou que a instalação de mais poços artesianos está prevista em outras localidade rurais, a exemplo do Sítio Rio dos Bichos. Dra. Fany informou que a equipe técnica da Semarh já esteve na comunidade para avaliar o espaço físico onde o poço será perfurado.

"Vamos continuar trabalhando para levar água potável e outros benefícios para outras comunidades mais carentes. Contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida aos moradores da nossa Arapiraca", finalizou a vereadora.