Sertão

Idosa internada há 11 dias no HRAS em Delmiro Gouveia com fratura no braço aguarda transferência para cirurgia

Segundo a família da idosa, que tem 74 anos, médicos do HRAS teriam garantido que a cirurgia seria feita no próprio hospital

Por 7Segundos com Central do Sertão 04/04/2022 17h05 - Atualizado em 04/04/2022 18h06
Idosa internada há 11 dias no HRAS em Delmiro Gouveia com fratura no braço aguarda transferência para cirurgia
Idosa aguarda posicionamento de hospital para cirurgia no braço - Foto: Reprodução

Parentes de uma idosa que reside no município de Inhapi, Alto Sertão de Alagoas, denunciam que o Hospital do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, vem mantendo internada a paciente Eunicia de Souza Brito, 74 anos, sem perspectiva de transferência para uma outra unidade hospitalar. A paciente deu entrada no HRAS com o braço quebrado há 11 (onze) dias e precisa ser submetida a um procedimento cirúrgico.

Ainda de acordo com os parentes da idosa, os médicos do HRAS teriam dito que a cirurgia poderia ser feita no próprio hospital, o que não aconteceu até agora, afirma a família de Dona Eunicia.

“Disseram desde o início que iriam fazer a cirurgia, que pediram o material, e porque agora não existe médico para fazer aquele tipo de cirurgia? E por que estavam enrolando ela esse tempo todinho com ela dentro do hospital, sendo enganada?”, desabafou uma das filhas da idosa que também demonstrou preocupação com a saúde da mãe em decorrência da exposição à Covid-19 e ao risco de contrair alguma infecção hospitalar.

O que diz o HRAS


Procurada, a Diretora Administrativa do HRAS, Sra. Fabíola Marques, informou na manhã desta segunda-feira (04), que estaria apurando o casao junto com os médicos. O setor de Serviço Social do hospital também foi procurado e ao tomar conhecimento do casom, pediu o nome da paciente para checar a situação da mesma.

Já a Direção do HRAS emitiu nota informando que a paciente estaria aguardando vaga para transferência: 

A Direção do HRAS, vem a público esclarecer que, de acordo com boletins médicos, a paciente E.S.B. de 74 anos de idade, encontra-se hospitalizada com fratura do úmero proximal do ombro. Paciente estável e já no Sistema Estadual de Regulação, aguardando vaga para transferência.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou também por meio de nota que a paciente será transferida nestsa terça (05) para o Hospital Regional da Mata em União dos Palmares. Leia a nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a paciente Eunicia de Souza Brito, 74 anos, será transferida nesta terça-feira (05) para o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, para realizar o procedimento cirúrgico.