Cultura

“Cultura na Praça” homenageia o Mestre Afrísio Acácio e leva forró de volta ao Centro de Arapiraca

Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais

Por 7Segundos com Assessoria 05/04/2022 15h03
“Cultura na Praça” homenageia o Mestre Afrísio Acácio e leva forró de volta ao Centro de Arapiraca
Mestre Afrísio Acácio comandava o Projeto Cultura na Praça todas às segundas-feiras pela manhã - Foto: Reprodução

Arrastado dos pés, chinelas e solados em sintonia e muita melodia no Centro de Arapiraca. Esse é o Projeto “Cultura na Praça”, que era capitaneado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon encantando a Praça Luiz Pereira Lima, por volta das 08h00 de todas as segundas.

Antes da pandemia, o dia era sinônimo de agitação e festa no Centro de Arapiraca. Não só pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o Agreste alagoano. Agora com a retomada das atividades após ampla vacinação contra a COVID-19 e a flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas, o arrasta-pé vai retornar presencialmente para o palco central arapiraquense.

Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais. Vale ressaltar que o próprio mestre Afrísio era o idealizador deste projeto.

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, o arrasta-pé fará uma homenagem ao próprio mestre Afrísio, que era um agregador nato de talentos da poesia popular e da música, a levar para o local diversos cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de Arapiraca, Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e até de fora de Alagoas.

“Será uma linda homenagem ao mestre Afrísio Acácio que faleceu com covid-19 ano passado e era o entusiasta do projeto durante 12 anos. Será prazeroso ajudar vários sanfoneiros que ficaram órfãos dessa responsabilidade. A secretaria de Cultura está contribuindo e ajudando o filho do Afrísio, o Touro. Será muito bonito e a população terá de volta o tradicional arrasta-pé que valoriza nossa cultura e os artistas da terra”, disse Janu Leite, produtor e assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Esta será mais uma parceria entre a Lindeza Produções e a Touro Entretenimento — em agosto do ano passado, eles realizaram a live “Sanfonas e Versos” contando com a Orquestra Sanfônica de Arapiraca e diversas participações especiais, em reverência aos 72 anos do mestre Afrísio.

Neste novo evento — havendo também patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e da Secretaria Nacional da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (MTur) —, o Cultura na Praça terá esse “gostinho” especial da volta do forró em praça pública, após mais de dois anos de espera.

“Estamos muito felizes com a volta desse projeto, que eleva o nome de artistas da terra e valoriza nossa cultura. A programação em detalhes será divulgada nos próximos dias pela organização do evento. O prefeito Luciano Barbosa também fará uma homenagem e o legado do mestre Afrísio será sempre lembrado”, frisou Welligton Magalhães, secretário da pasta.