“Cultura na Praça” homenageia o Mestre Afrísio Acácio e leva forró de volta ao Centro de Arapiraca
Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais

Arrastado dos pés, chinelas e solados em sintonia e muita melodia no Centro de Arapiraca. Esse é o Projeto “Cultura na Praça”, que era capitaneado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon encantando a Praça Luiz Pereira Lima, por volta das 08h00 de todas as segundas.
Antes da pandemia, o dia era sinônimo de agitação e festa no Centro de Arapiraca. Não só pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o Agreste alagoano. Agora com a retomada das atividades após ampla vacinação contra a COVID-19 e a flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas, o arrasta-pé vai retornar presencialmente para o palco central arapiraquense.
Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais. Vale ressaltar que o próprio mestre Afrísio era o idealizador deste projeto.
Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, o arrasta-pé fará uma homenagem ao próprio mestre Afrísio, que era um agregador nato de talentos da poesia popular e da música, a levar para o local diversos cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de Arapiraca, Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e até de fora de Alagoas.
“Será uma linda homenagem ao mestre Afrísio Acácio que faleceu com covid-19 ano passado e era o entusiasta do projeto durante 12 anos. Será prazeroso ajudar vários sanfoneiros que ficaram órfãos dessa responsabilidade. A secretaria de Cultura está contribuindo e ajudando o filho do Afrísio, o Touro. Será muito bonito e a população terá de volta o tradicional arrasta-pé que valoriza nossa cultura e os artistas da terra”, disse Janu Leite, produtor e assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.
Esta será mais uma parceria entre a Lindeza Produções e a Touro Entretenimento — em agosto do ano passado, eles realizaram a live “Sanfonas e Versos” contando com a Orquestra Sanfônica de Arapiraca e diversas participações especiais, em reverência aos 72 anos do mestre Afrísio.
Neste novo evento — havendo também patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e da Secretaria Nacional da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (MTur) —, o Cultura na Praça terá esse “gostinho” especial da volta do forró em praça pública, após mais de dois anos de espera.
“Estamos muito felizes com a volta desse projeto, que eleva o nome de artistas da terra e valoriza nossa cultura. A programação em detalhes será divulgada nos próximos dias pela organização do evento. O prefeito Luciano Barbosa também fará uma homenagem e o legado do mestre Afrísio será sempre lembrado”, frisou Welligton Magalhães, secretário da pasta.
Últimas notícias

Na Rússia, Lula participa de jantar com Vladimir Putin nesta quinta-feira

Corpo é encontrado por alunos dentro de ônibus escolar na Espanha

Mãe entra em pânico após filho encomendar 70 mil pirulitos

Câmara dos Deputados aprova relatório de Alfredo Gaspar no caso Ramagem

Números de emergência da PM estão temporariamente fora do ar em Maceió; Veja opções para contato
[10:04, 08/05/2025] Sete Segundos: Homem passa de moto, arremessa coquetel molotov e incendeia banco de empréstimo em Arapiraca [10:38, 08/05/2025] Sete Segundos: Homem ateia fogo em banco de empréstimo e foge em Arapiraca; bombeiros controlam chamas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
