Baixo São Francisco

Procissão do Encontro de Jesus com Maria acontecerá nesta Quarta-feira Santa em Penedo

A programação religiosa acontecerá até o Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo

Por 7Segundos 13/04/2022 11h11
Procissão do Encontro de Jesus com Maria acontecerá nesta Quarta-feira Santa em Penedo
Procissões tomarão ruas de Penedo no período da Semana Santa - Foto: Reprodução

A procissão do Encontro de Jesus com Maria, no Calvário, será realizada nesta Quarta-feira Santa (13), às 18 horas, no município de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas.

O evento faz parte da programação da Diocese de Penedo, presidida pelo bisco diocesano Dom Valdemir Ferreira. A programação da Semana Santa na cidade ribeirinha começou no domingo (10) com celebrações eucarísticas e a tradicional Missa de Ramos.

Antes da procissão haverá um momento penitencial na Igreja Senhor dos Pobres e às 18h30 o cortejo terá início com a participação dos fiéis. Como acontecem todos os anos, a Diocese de Penedo espera uma multidão nas ruas históricas de Penedo.

O encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Senhor Jesus dos Passos vai acontecer em frente a Capela do Senhor dos Pobres. Logo depois terá o cortejo em direção à Catedral, onde será celebrada a “Santa Missa”.

Celebrações religiosas


Na Quinta-feira Santa (14), a programação começará às 9 horas com a “Missa dos Santos Óleos” e às 19 horas acontecerá a “Missa da Ceia do Senhor”, na Catedral. Na ocasião, o sacerdote, assistido por dois ministros, lavará o pé direito de 12 homens, imitando a celebração que Jesus fez a seus discípulos, na Última Ceia.

Na Sexta-feira Santa (15), com jejum e orações, os fiéis lembrarão a crucificação e morte de Jesus Cristo. Às 9 horas haverá a “Celebração das dores” de Nossa Senhora, na Igreja Matriz de Penedo. Já às 16 horas, os fiéis celebrarão a “Paixão e Morte de Jesus” com a tradicional procissão pelas ruas da cidade e com a imagem do Senhor Morto.

Já o Sábado de Aleluia (16) será marcado pela realização da “Vigília Pascal” na Catedral Diocesana e pela “Procissão do Senhor Glorioso”, prevista para começar às 19 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Domingo da Ressurreição (17), às 9 horas haverá “Missa de Páscoa com as Crianças”. Às 14 horas será realizada a “Festa da Misericórdia” e, a partir das 19 horas, acontecerá a “Missa da Páscoa do Senhor”, na Catedral Diocesana de Penedo.