Saúde

[Vídeo] Grupo "Viver bem com Parkinson" faz série de visitas para levar inclusão e conscientização sobre doença

Integrantes do projeto encabeçado pela Adfima estiveram no estádio Coaracy da Mata Fonseca

Por 7Segundos 26/04/2022 11h11 - Atualizado em 26/04/2022 12h12
[Vídeo] Grupo 'Viver bem com Parkinson' faz série de visitas para levar inclusão e conscientização sobre doença
Grupo de pessoas com Parkinson da Adfima visita o ASA de Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

O 11 de abril é o dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1998. Em Arapiraca, pessoas que integram o grupo “Viver bem com Parkinson”, projeto encabeçado pela Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), lembra a data fazendo uma série de visitas institucionais, com o objetivo de levar inclusão aos portadores e também a conscientização do píblico sobre a doença.

Um dos locais visitados foi o Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão. A equipe do 7Segundos acompanhou a comitiva de pacientes, que estavam acompanhados do presidente da Adfima, vereador Adriano Targino, do jornalista Max Farias, da psicóloga Carlinda Neta e da terapeuta ocupacional Nataliene Melo.


Muitos deles relembraram a adolescência e os momentos vividos por eles na história do time mais querido de Arapiraca. O grupo visitou o Museu do ASA que guarda fotos e taças de um time campeão. Sentiram o gostinho de pisara nos gramados do Fumeirão e conheceram as salas de academia, imprensa e fisioterapia.

“Eu fico muito feliz de participar deste grupo que tem me ajudado muito a enfrentar a doença e fazer visitas como esta me faz mim sentir uma pessoa como uma outra qualquer e isso me emociona muito”, disse o radialista Guilherme Barros.

Todos os integrantes do grupo “Viver bem com Parkinson” estavam acompanhados de familiares ou de suas esposas e seus maridos. Assista os depoimentos emocionantes deles na matéria abaixo: